Geral

EGDS realiza palestra com técnica mindfulness para servidores

A Escola de Governo e Desempenho do Servidor (EGDS), órgão ligado à Secretaria de Recursos Humanos, realizou na última terça-feira, 10 de março, uma palestra sobre técnicas de foco e atenção plena para os servidores da Prefeitura. O evento “Mindfulness na Promoção de Liderança e Desempenho” foi ministrada pelo professor e instrutor Marson Ferreira e aconteceu no Salão Vermelho do Paço Municipal.

 

Graduado em Física pela Unicamp, Ferreira aprofundou seus estudos em “mindfulness” (termo em inglês para “atenção plena”) na Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos. Com experiência em sala de aula, o físico apresentou pesquisas sobre o assunto realizadas no Reino Unido, onde a metodologia foi indicada como política pública a ser aplicada nos locais de trabalho. 

 

De acordo com o professor, o “mindfulness” é uma prática de foco e concentração com o intuito de otimizar a produtividade do praticante. Durante a palestra, ele fez uma dinâmica de respiração, em que o público precisava fechar os olhos e manter sua atenção na própria frequência respiratória; sempre que o participante se distraísse, precisava observar qual havia sido a razão de sua distração e retomá-la. A técnica serve para controlar o foco e, no caso dos servidores públicos, manter-se atento às tarefas no ambiente de trabalho. 

 

“A distração acontece sem a minha vontade e esse estado de atenção só acontece quando eu quero. Ele é o aqui e agora. A distração está normalmente associada com o passado ou com o futuro”, diz Ferreira ao explicar que o “mindfulness” deve focar o presente e as atividades atuais do praticante. Ele explica, ainda, que os pensamentos de pré-julgamento também podem levar à perda da concentração. A atenção plena é o ato de “perceber o que está acontecendo, e escolher a forma de responder as experiências ao invés de ser impelido pelas reações habituais”, completou.

 

O mindfulness na saúde do cérebro

 

A técnica também tem o intuito de melhorar a saúde psicológica e diminuir o estresse no cérebro que, quando elevado e prolongado, afeta diretamente a saúde física. 

 

Para a coordenadora do EGDS Marisa Córdoba Amarantes, “o mindfulness é uma ferramenta para meditar e aliviar o estresse e para buscar serenidade. Nós ouvimos falar muito na cultura de paz, na harmonização e na busca da tranquilidade, mas tudo começa no próprio indivíduo. É uma ferramenta que possibilita acalmar a mente e os pensamentos, buscar a paz interior e estar conectado. Assim, você você adquire a atenção plena; foco”.

 

Como toda prática que traz bons resultados à saúde, a atenção plena pode fazer mal se praticada de maneira indevida e exagerada — principalmente para as pessoas que apresentam transtornos psicológicos ou quadros de depressão, por exemplo. “Mindfulness favorece a memória e quando passamos por uma situação muito estressante, uma das possibilidades de resposta é o nosso cérebro apagar a memória. Na prática, memórias relacionadas à experiências ruins do passado podem ser recuperadas, numa intensidade difícil de lidar”, explicou o palestrante. 

 

Marson Ferreira recomenda uma prática moderada, começando aos poucos e com sessões curtas de concentração e meditação: “é preciso ter cuidado ao praticar e entender os riscos. Os fatores de cuidado são o mesmo de uma atividade física”. A dica é sempre procurar instrução qualificada. 

 

Milene Degrecci, que trabalha na Guarda Municipal e assistiu à palestra, diz que a atenção plena faz diferença no cotidiano e pretende aplicar a técnica.  “Se nós compreendermos que aproveitar o presente e tirar benefícios dele traz benefícios para o futuro, nós conseguiremos resultados muito melhores no nosso dia a dia. Nós conseguimos nos atentar à coisas mais positivas e benéficas e isso nos sentir melhor”. 

 

Já a professora Patrícia Bravo, que também estava na plateia, disse que gostou da palestra e do conhecimento apresentado. “Com certeza pesquisarei sobre o tema e vou aplicar na minha vida pessoal e profissional, trabalhando com a educação infantil”.

 

O evento foi o primeiro do ciclo de palestras “Ampliando Horizontes” de 2020, que deve trazer novos encontros no decorrer do ano. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock