EducaTV Campinas produz especial sobre Cândido Portinari para o programa Mania de Museu
A EducaTV Campinas produziu um conteúdo especial sobre o pintor Cândido Portinari para o programa Mania de Museu. É um convite para um passeio pela história do artista que, ao longo da vida, retratou a desigualdade social e usou a arte para exaltar o trabalhador.
Também reconhecido como ilustrador, desenhista e poeta, Portinari transformou as paredes da própria casa em telas para os afrescos que estão no complexo de edificações que compõem o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP).
Os produtores do programa Mania de Museu contam que escolheram o artista para o episódio especial porque o pintor, assim como Campinas, faz parte do interior paulista.
“Portinari é um dos nomes mais importantes do cenário artístico e cultural e retratou a vida dos personagens do interior como nenhum outro. Além disso, quando começamos o projeto, há cerca de dois anos, Portinari completaria 100 anos de vida, e esta foi a nossa homenagem a ele. Aliás, a estreia do programa, em 6 de fevereiro, teve um motivo: foi o dia em que Portinari nos deixou, em 1962”, explicou a diretora educacional Gilmara dos Santos, responsável pela produção do episódio especial.
O especial Portinari está disponível na grade de programação da EducaTV, no canal 12.2 da TV aberta, pelo YouTube (https://www.youtube.com/@educatvcampinas) e na plataforma de streaming EducaFlix (https://educaflix.campinas.sp.gov.br), que reúne todos os materiais produzidos e transmitidos pelo canal. A plataforma permite acesso imediato a todas as pessoas que têm uma conta registrada no Gmail, serviço de e-mail do Google.
Todos os programas produzidos pelo canal educativo da Secretaria de Educação de Campinas possuem viés pedagógico. São desenvolvidos com o objetivo de contribuir para a formação educacional da comunidade escolar: alunos, professores, gestores educacionais e famílias. Os conteúdos são planejados a partir de princípios didáticos e metodológicos que estimulam a aprendizagem, o pensamento crítico e a construção do conhecimento, respeitando diferentes faixas etárias e contextos sociais.