Educação amplia oferta e registra média superior a 300 mil refeições servidas por dia em 2025
A Secretaria de Educação de Campinas registrou média diária de 301,8 mil refeições servidas no ano letivo de 2025. A quantidade abrange cerca de 500 espaços entre escolas e programas educacionais da rede municipal, além de unidades da rede estadual e creches da Unicamp por meio de convênios da Pasta com o governo de São Paulo e a universidade.
Neste momento há 21 cardápios para atender diferentes tipos de ensino, faixa etária e período de permanência dos alunos e alunas nas escolas. Além disso, eles contemplam estudantes com restrições, incluindo intolerâncias alimentares, alergias e seletividade.
As receitas são elaboradas por uma equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa Campinas. A secretaria é responsável pela gestão e aplica as diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“A qualidade dos produtos e o trabalho cuidadoso para garantir a nutrição adequada das crianças e adolescentes fazem da alimentação escolar de Campinas uma referência nacional. Mais do que segurança alimentar, nosso objetivo é sempre contribuir para a saúde dos estudantes e aplicar a criatividade para garantir receitas que garantam boa aceitação dos estudantes e um retorno positivo”, explicou a secretária de Educação, Patrícia Adolf Lutz.
Receitas introduzidas no cardápio do ano passado serão mantidas durante 2026. Entre elas estão bolo de cenoura com maçã, inhaminho de manga e de morango, torta de beterraba com frango, além de smoothie de cenoura, laranja e banana.
Comparativo com 2024
A média diária de refeições servidas subiu 4,5 mil no comparativo com 2024, quando o indicador estava na faixa de 297,2 mil. A diferença refletiu o convênio estabelecido entre a Prefeitura e a Unicamp para atender cinco creches da universidade estadual em Campinas.
Ano letivo 2026
A secretaria programou para 6 de fevereiro a abertura do ano letivo de 2026 nas 182 escolas sob gestão exclusiva da Prefeitura, com entregas dos kits de uniformes e de materiais. O plano pedagógico terá ações inéditas para destacar a equidade a partir de três temas: combate à violência contra as mulheres, emergências climáticas e antirracismo.
Em relação às demais 84 escolas em que há parceria da Educação com organizações da sociedade civil ou mantidas por instituições colaboradoras, a volta às aulas ocorre entre esta semana e a primeira semana de fevereiro, conforme calendário de cada unidade, incluindo a obrigatoriedade de 200 dias letivos previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O modelo de abertura do ano letivo nestes espaços segue as mesmas diretrizes das unidades sob gestão exclusiva da secretaria.
Fale Conosco SME
Em dezembro de 2025, a Educação lançou o “Fale Conosco SME”, novo canal oficial de comunicação com a comunidade escolar e a população em geral.
Com isso, o serviço passou a centralizar as respostas a dúvidas e solicitações relativas à Rede Municipal de Educação via WhatsApp, no número (19) 2515-7100.