Duo Marques-Wiik apresenta música de câmara na Igreja Presbiteriana
Neste sábado, dia 1º de abril, às 18h30, o músico campineiro Mário Marques apresenta duo com o pianista campineiro Carlos Wiik na série de música de câmera do Espaço Cultural IPJG, da Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara. No repertório, obras dos compositores Michael Lowenstern (EUA), Paquito D`Rivera (Cuba), Sebastian Tozzola (Argentina), além dos brasileiros André Mehmari, Pedro Paes e Ernst Mahle. A entrada é gratuita.
Músico clarinetista e claronista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Mário Marques tem desenvolvido nos últimos anos um importante trabalho de divulgação do repertório para o instrumento. Um desses trabalhos foi a gravação do álbum “Um Clarone Brasileiro”, o outro, é justamente o “Duo Marques-Wiik”, formado por ele e pelo pianista campineiro. Desde sua formação, em 2019, o duo sempre teve como propósito levar ao público uma experiência sensorial baseada na riqueza do timbre tanto do clarone quanto do piano.
O clarone é um instrumento relativamente novo. O primeiro registro de seu uso é do ano de 1834, na ópera Emma d’Antiochia, de Saverio Mercadante. O compositor Hector Berlioz cita o clarone em seu tratado de composição e orquestração de 1844, ainda como um instrumento recém-incorporado ao universo da música sinfônica e, portanto, um tanto quanto experimental.
Nessa mesma época, Adolphe Sax, o inventor do saxofone, foi o grande responsável pelo progresso na evolução do instrumento. Assim, comparado aos instrumentos historicamente mais tradicionais como o piano e o violino, por exemplo, podemos dizer que o clarone ainda é um instrumento desconhecido do grande público.
SERVIÇO
Duo Marques-Wiik
Quando: 1º de abril, 18h30
Onde: Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara
Rua Barbosa da Cunha, 562 – Campinas/SP
Quanto: Entrada Gratuita