Duas transposições da Amoreiras serão bloqueadas quarta e sexta-feira
Em razão do avanço das obras do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove mudanças de circulação na Avenida das Amoreiras, nas regiões dos bairros Parque Industrial e São Bernardo. Nestas quarta e sexta-feira, 24 e 26 de julho, duas transposições da avenida serão interditadas ao tráfego de veículos. Outras duas travessias serão reabertas à circulação no dia 1º de agosto.
Nesta quarta-feira, a Emdec bloqueia a transposição da Avenida das Amoreiras pela Rua Dr. Francisco Pompeu, no Bairro São Bernardo. Os motoristas que desejam acessar o sentido bairro da Amoreiras, devem seguir da Dr. Francisco Pompeu para as vias Prof. Adalberto Nascimento e Dr. Cassiano Gonzaga. Para acessar a região do Parque Industrial, a Emdec indica o mesmo trajeto, seguindo pela Rua Amazonas na sequência.
Já na sexta-feira, será interditada ao tráfego de veículos a transposição da Amoreiras pela Avenida Francisco de Paula Oliveira Nazaré, na região do Parque Industrial. Os motoristas que vêm da região do Parque Industrial com destino ao São Bernardo e ao Centro, deverão desviar pelo Balão do Parque Industrial e seguir pelas vias Francisco Antonio Pinto, Ceará e Porfírio Cardoso Novaes. Na sequência, é possível transpor a Amoreiras para acesso ao Centro; ou seguir para o Bairro São Bernardo, pela Rua Dr. Alves do Banho.
Como opção de deslocamento para os motoristas que circulam nessas regiões, a Emdec irá reabrir as transposições da Avenida das Amoreiras pelas vias Amância Cesarino, próximo ao Tenda Atacado, no Parque Industrial; e Dr. Las Casas dos Santos, na altura dos Supermercados JL, no São Bernardo. As liberações estão programadas para o dia 1º de agosto. As travessias estavam bloqueadas ao tráfego de veículos desde o dia 25 de junho para avanço das obras do BRT na região.
A Emdec executa a devida sinalização viária. Agentes da Mobilidade Urbana circulam pela região impactada, monitorando o trânsito e auxiliando na segurança e fluidez da circulação viária. A população pode esclarecer dúvidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”; ou pelo WhatsApp BRT Agora, pelo número (19) 99830-2019.
Transporte
O fechamento da transposição da Avenida das Amoreiras pela Rua Dr. Francisco Pompeu provoca alteração provisória no itinerário da linha 382 (Cambuí / Campinas Shopping), que integra o sistema de transporte público coletivo municipal.
Parque Viracopos
Dentro das obras de implantação do Corredor BRT Ouro Verde, nas regiões das avenidas Camucim e Ruy Rodriguez, foi iniciada uma nova etapa de obras na última terça-feira, 23 de julho. O avanço dos trabalhos resultou na implantação de uma nova dinâmica de circulação.
BRT Ouro Verde
As obras do Corredor BRT Ouro Verde, nas regiões do Parque Industrial e São Bernardo, integram o trecho 1 do Lote 3 do Corredor Ouro Verde, que vai ligar a região central até o Terminal Campos Elíseos, com 4,8 km de extensão. As duas regiões recebem atualmente a construção de novo pavimento para o corredor BRT, além das Estações de Transferência Parque Industrial e São Bernardo. Os trabalhos foram iniciados em janeiro deste ano.
No total, o BRT Ouro Verde terá 14,6 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelas vias João Jorge, Amoreiras, Piracicaba, Ruy Rodriguez, passando pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova. Nesse trajeto, serão construídas quatro obras de arte (pontes e viadutos).
Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.