Geral

DPBEA tem 190 cães e gatos disponíveis para adoção

A Secretaria Municipal do Verde Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), promove a adoção de aproximadamente 190 animais. São cães e gatos, na maioria adultos, de diferentes portes, cores e pelagens, que esperam por um lar.

Os animais disponíveis para adoção estão devidamente vermifugados, castrados, identificados por microchips e, no caso dos cães, vacinados.

Os interessados devem se conectar ao Portal Animal de Campinas (https://portalanimal.campinas.sp.gov.br/), clicar no ícone “Adoção” e acessar as fotos e informações sobre os bichos. Ao escolher um pet, o interessado deve clicar em “quero adotar”, fornecer os dados solicitados, e a equipe do DPBEA entra em contato para agendar uma visita presencial ao animal e realizar a entrevista para a adoção.

Todos os animais abrigados no DPBEA são recolhidos pelo Samu. São animais doentes, gravemente feridos e ou vítimas de maus tratos, sem tutor ou responsável, e encontrados em vias públicas.

Esses animais somente são disponibilizados para adoção após passarem por tratamento médico veterinário, avaliação do temperamento e, em alguns casos, por ressocialização.

De acordo com o coordenador setorial de Gestão de Animais do DPBEA, Rodrigo Pires, uma das vantagens de adotar animais do sistema de proteção é o baixo custo, uma vez que eles chegam ao tutor já castrados, vacinados, vermifugados e microchipados.

Outra vantagem é poder saber o tamanho definitivo do animal. “Alguns animais permanecem conosco por muito tempo, em parte pelo preconceito de achar que é ruim adotar um animal adulto, o que é um grande equívoco, na verdade, essa adoção é muito positiva porque já sabemos qual o porte e temperamento do pet”, explica Pires.

No DPBEA, os animais menos adotados são cães de médio porte, machos e de pelagem preta.

Política Pública

O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, lembra que a adoção de cães e gatos integra a política pública municipal de proteção animal da Prefeitura de Campinas.

“Não se trata apenas de colocar para adoção, há todo um trabalho de preparação na questão da saúde do animal e, depois um trabalho de acompanhamento, passando por uma seleção rigorosa, criteriosa, para garantir que as pessoas estejam conscientes de quais são as responsabilidades dos tutores perante a legislação em termos de proteção e bem-estar deste animal”, destaca.

Menezes ressalta também a importância do trabalho realizado por diversas organizações da sociedade civil que também militam na causa da proteção animal e somam esforços ao promover feiras de adoção, entre outras ações, para garantir um lar para muitos cães e gatos desamparados.

Portal Animal

Para mais informações sobre adoção animal, castração gratuita, localização dos Consultórios Veterinários Móveis, Animais Achados e Perdidos, microchipagem e animais silvestres, acesse o Portal Animal disponível em https://portalanimal.campinas.sp.gov.br/

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock