No Dia do Pedestre, dados apontam queda de 19% no número de mortes de pedestres em Campinas
O Dia do Pedestre é celebrado hoje (08) e a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) divulgou dados preliminares que indicam uma queda significativa de 19% no número de mortes de pedestres nos primeiros seis meses de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, em nossa cidade.
O registro dessa redução é motivo de otimismo, principalmente após um diagnóstico preocupante do cenário de acidentes no trânsito em 2022, que teve média de uma morte de pedestre a cada sete dias, de acordo com o “Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito 2022”, publicado pela Emdec em maio de 2023.
A queda nas estatísticas de mortalidade deste ano demonstra um progresso notável e reflete os esforços contínuos da administração municipal, forças de segurança e demais órgãos envolvidos na conscientização e segurança viária.
As ações educativas, fiscalização intensificada e a implementação de medidas para aprimorar a infraestrutura urbana podem ter contribuído significativamente para essa melhoria. No entanto, mesmo com a notícia positiva, é importante continuar promovendo a conscientização dos motoristas e dos próprios pedestres sobre a importância do respeito às normas de trânsito.