Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) conclui primeira etapa de reforma

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas (Seclimas), concluiu a primeira etapa das obras de reforma e ampliação das instalações na unidade, na Vila Boa Vista. O objetivo é melhorar as condições de atendimento e abrigo aos cães e gatos em situação de rua, resgatados pelo Samu Animal.  

  

“Estas obras são fundamentais para melhorar as condições da unidade e ampliar a proteção e o bem-estar animal. O DPBEA reforça o compromisso de atuar na prevenção do abandono de animais, no combate aos maus-tratos, na qualificação da estrutura de acolhimento e no estímulo à adoção responsável”, diz o secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Braz Adegas Júnior. 

  

As outras três etapas das obras incluem a reforma da antiga clínica e do canil central (onde há cães mais agressivos); dos canis e gatis antigos, da área de animais de grande porte e da área administrativa. 

  

Gatis e canis 

  

Nesta primeira etapa, foram construídos seis canis, cada um com 18,7 metros quadrados, e dois novos gatis, cada um com 118,7 metros quadrados, todos com solário e área gramada, para conforto dos animais. 

  

Clínica 

  

Também está pronta a obra da clínica, um prédio que foi reformado e ampliado e será multiuso. A unidade tem 336 metros quadrados, com áreas para tratamento ambulatorial, consultório e nichos que serão utilizados por cães e gatos em período de recuperação pós-cirúrgica e outros procedimentos.  

  

O investimento na primeira fase de reforma foi de R$ 600 mil, com recursos de TACs (Termo de Acordo de Compromisso e Termo de Ajustamento de Conduta). 

  

Mobiliário 

  

Os novos gatis e canis estão recebendo iluminação e mobiliário para uso dos animais, como comedouros e bebedouros, arranhador para os gatos e cama, entre outros. No prédio da clínica está sendo feita a impermeabilização do piso, climatização e mobiliário. Depois disso, cães e gatos serão realocados novos recintos. 

  

Cada gatil tem capacidade para abrigar até 80 gatos e cada novo canil, até dois cachorros.  

  

DPBEA 

  

Atualmente, o DPBEA, que tem uma área de 5,7 mil metros quadrados, abriga, em Campinas, 65 cachorros e 70 gatos. Em Mairinque, abrigo do DPBEA, estão cerca de 320 cães e 25 gatos. 

  

Número dos DPBEA em 2025 

  

Castração – 10 mil animais 

Consultórios móveis – 18.687 atendimentos 

Microchipagem – 16 mil animais 

Adoção – 206 animais (153 cães, 36 gatos, 17 equinos) 

Samu Animal – 836 resgates 

Exit mobile version