Departamento de Bem Estar Animal trata cães policiais da GM de Campinas
A equipe de veterinários do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA) foi até o Canil da Guarda Municipal de Campinas para cuidar da saúde dos K9 (cães policiais). Os animais passaram por uma avaliação clínica, foram vacinados, vermifugados e receberam medicamento para controle de parasitas externos.
Entre os cães tratados pelos veterinários do DPBEA, está o pastor alemão Korus, que é o mais novo membro da família dos cães policiais no Canil da GM. O filhote tem apenas cinco meses e meio de idade e chegou à guarda em outubro de 2021.
No canil da Guarda Municipal de Campinas há três treinadores e um total de sete cães, seis machos e uma fêmea. Além de Korus, a GM possui outros três pastores alemães: Cheddar, de 2 anos; Flecha, 4 anos; e Naruk, o mais velho, com 5 anos. Ainda tem Bart, da raça Beagle, que é treinado para apresentações de “show dog” com crianças; Polar, um labrador caramelo de 1 ano que está sendo treinado para operações que exigem o faro; e a única fêmea é a Dim, pastor alemão, também sendo preparada para o trabalho em campo.
Estes animais são adestrados e trabalham junto com a Guarda Municipal durante as operações.
“Além dessa ação programada de avaliação e prevenção de doenças, o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal disponibiliza atendimento veterinário para os cães da GM sempre que necessário”, explica o diretor do DPBEA, Vagner Bellini.