Defesa Civil entrega bomba de combate a incêndio à Mata de Santa Genebra
A Defesa Civil de Campinas entregou para a Mata de Santa Genebra um kit de combate a incêndio para picape do tipo motobomba para auxiliar em emergências da Operação Estiagem. O kit poderá ser utilizado pela equipe da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), responsável pela conservação e gestão da Mata, pelos próximos quatro meses. A entrega foi realizada no estacionamento do Paço Municipal. Antes, na Sala de Resiliência, uma reunião com a equipe da FJPO tratou das vistorias preventivas, fluxos de trabalho e de comunicação entre a Fundação e a Defesa, que é o órgão responsável pela coordenação da Operação Estiagem a ser iniciada na próxima semana.
A reunião foi conduzida pela equipe da Defesa Civil: o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado; e o coordenador de Operações, Daniel Oliveira. Por parte da Mata de Santa Genebra, participaram a diretora técnica, Sabrina Martins; a bióloga, Laís Assis; e o chefe da Brigada, Valdinei Custódio.
Entre os pontos abordados na reunião estão os próximos treinamentos a serem realizados pela equipe da Mata com os servidores e com a comunidade. No próximo dia 13 de maio, sábado, já está marcada uma atividade de prevenção de incêndio com orientações aos moradores do entorno e entrega de materiais educativos. “A Mata de Santa Genebra já se prepara para a Operação Estiagem. Estamos realizando reuniões com vários órgãos, tanto da Prefeitura de Campinas, quanto externos para que possamos articular e planejar ações integradas para combater incêndios florestais que possam ocorrer neste período”, afirmou Sabrina Martins.
Para Sidnei Furtado, a reunião com a Mata foi importante para definir pontos de trabalho conjunto no âmbito da operação estiagem, entre eles estão as vistorias preventivas realizadas pela Defesa Civil, a participação da Fundação nas reuniões e atividades preparatórias, além dos fluxos de comunicação de ocorrências.
A motobomba disponibilizada pela Defesa Civil para a Mata tem capacidade de 400 litros de água. Além do equipamento, a Fundação também iniciará na próxima segunda-feira, 1º de maio, o esquema de plantão para realização de rondas preventivas no território da Mata, além de manter equipe de sobreaviso para acionamentos 24 horas por dia nos sete dias da semana.