Defesa Civil de Campinas apresenta robô quadrúpede para apoio em operações e ações educativas
Quem passou pelo arruamento do Paço Municipal na tarde desta quinta-feira, 16 de abril, pôde ver de perto o novo “cachorro robô” da Defesa Civil de Campinas. O equipamento, um robô quadrúpede de última geração, passará a integrar as ações do órgão. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, conheceu o cão robô e destacou a importância do equipamento como aliado na proteção das equipes.
O novo equipamento será utilizado tanto em atividades operacionais quanto em educativas, com foco inicial em simulados e no trabalho com crianças e adolescentes.
“É uma tecnologia importante para ajudar os trabalhadores da Defesa Civil de Campinas, em locais em que pode haver risco para o agente. O robô tem câmera de alta resolução. É mais um equipamento adquirido dentro de todo o arsenal que temos. É tecnologia e avanço na Defesa Civil de Campinas”, destacou o prefeito.
Equipamento estratégico ao Sistema de Defesa Civil
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, enfatizou o caráter estratégico do equipamento. “O robô será incorporado ao Sistema da Defesa Civil e é um dispositivo muito interessante do ponto de vista de preservação e segurança, principalmente dos agentes. Campinas ganha um equipamento de última geração, muito importante para a cidade. Em algumas vistorias, podemos utilizá-lo para reconhecer um terreno antes da entrada de um agente, engenheiro ou técnico”, explicou.
Sidnei também destacou o uso inicial voltado à educação e à aproximação com o público jovem. “Vamos utilizar o robô inicialmente em simulados e nas ações educativas. Por se tratar de um “cão robô”, que é capaz de realizar gestos, será uma ferramenta importante para facilitar a interação com crianças e adolescentes e demonstrar as possibilidades da tecnologia para a prevenção em situações de risco”, completou.
Especificações técnicas
O equipamento é um robô quadrúpede modelo Unitree Go2 Pro, com aproximadamente 15 quilos, dimensões de cerca de 70 centímetros de comprimento e capacidade de atingir até 18 km/h. Possui autonomia de duas a quatro horas e pode transportar cargas de até 7 quilos.
Entre os principais recursos estão sensores com tecnologia LiDAR 4D, visão 360 graus, câmera de alta definição, sensores de profundidade e sistema de desvio automático de obstáculos. O robô conta com inteligência artificial embarcada, conectividade via Wi-Fi, Bluetooth e 4G, além de controle remoto por aplicativo.
Possibilidades de uso
O robô poderá ser utilizado em diferentes frentes da Defesa Civil. Entre as aplicações estão:
Acesso a áreas de risco sem exposição direta de equipes, como locais com deslizamentos ou estruturas comprometidas, por exemplo;
Monitoramento e mapeamento de ambientes com transmissão de dados em tempo real;
Apoio em situações emergenciais, inclusive em ambientes de baixa visibilidade;
Transporte de pequenos suprimentos em áreas de difícil acesso;
Inspeção de estruturas como encostas e pontes
Apoio a ações educativas, em simulações, oficinas e eventos, contribuindo para ampliar a conscientização sobre prevenção de desastres e estimular o interesse por tecnologia e proteção civil.
Nova ferramenta
Adquirido por meio de emenda do então vereador Eduardo Magoga, atual secretário municipal de Habitação, o robô representa um investimento de R$ 36,5 mil e passa a integrar o conjunto de ferramentas tecnológicas utilizadas pelo município para ampliar a segurança, a eficiência e a capacidade de resposta em situações de emergência.