Campinas abre vagas para curso gratuito de português para imigrantes e refugiados
Imigrantes e refugiados que estão em Campinas terão direito a um curso gratuito de português. A iniciativa, coordenada pela Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), por meio do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Mais detalhes sobre o curso gratuito de português
O curso gratuito de português para imigrantes terá início no dia 24 de julho e serão oferecidas 60 vagas na primeira etapa, divididas em duas turmas: uma na unidade Centro e outra na Unidade José Alves. As aulas seguirão em dois dias da semana, com um total de 8 horas-aula semanais, ao longo de 10 semanas.
Profissionais qualificados da área de Português e Inglês do Ceprocamp serão responsáveis pelo ensino, em horários a serem definidos em conjunto com o Serviço de Referência ao Imigrante, Refugiado e Apátrida da Secretaria Municipal de Assistência, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
A iniciativa visa facilitar essa integração na sociedade campineira, proporcionando a essas pessoas a oportunidade de aprender o idioma oficial do país e se comunicar com mais fluência, ampliando assim suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho e na vida social. O curso é uma forma de promover a inclusão e o respeito às diferentes culturas presentes na cidade.