Connect with us

Geral

Cursinho gratuito pré-vestibular está com inscrições abertas em Campinas

estudando-mulher

As inscrições para as turmas 2024 do cursinho popular “Triu João Leandro” estão abertas. O cursinho gratuito, que prepara para o vestibular e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é noturno e acontece na Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, no bairro Barão Geraldo, em Campinas. Estudantes de todas as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) podem participar. As inscrições vão até o dia 25 de fevereiro e podem ser feitas pelo site www.cursinhotriu.com.br. Com 21 anos de existência, o Cursinho TRIU já ajudou a colocar centenas de estudantes em universidades conceituadas como Unicamp, USP, Unesp, PUC e instituições federais.

O cursinho popular nasceu da necessidade de lutar contra a desigualdade social e pelo respeito à diversidade, com a oferta de aulas gratuitas de preparação para o vestibular para que pessoas de baixa renda, vindas de escolas públicas, pudessem acessar ensino de qualidade e conquistar uma vaga em universidades.

Segundo um dos fundadores e coordenador do TRIU, Cabé Diniz, o objetivo principal é buscar a popularização da universidade pública e democratizar o acesso das classes populares e provenientes do ensino público. “Buscamos promover a formação integral, crítica, cidadã, participativa, acolhedora e que estimule a autonomia das pessoas; defendemos um modelo humano de educação, proporcionando um espaço de vivências culturais, artísticas, políticas e científicas diversas”, detalhou.

Advertisement

“O amor é uma ação, nunca simplesmente um sentimento”, A frase da professora, escritora e ativista social, Bell Hooks, resume o Cursinho Popular TRIU Professor João Leandro. Quem passou por lá sabe bem o que ela significa. Desde as aulas dentro da sala, o apoio psicológico e pedagógico, as atividades extraclasse para acender em cada aluno sua consciência e autoconhecimento, a problemática das lutas sociais e, também, atividades para tirar o peso que é se preparar para vestibulares e Enem, como as aulas de relaxamento e meditação realizadas nos intervalos. “Tudo é encantador no Triu. Conheci o cursinho depois de pesquisar na internet quando decidi voltar a estudar”, contou a hoje médica veterinária, Patricia Vieitez, que entrou na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), depois de prestar o Enem com um ano de cursinho.

Segundo Cabé, o cursinho foi se adequando às necessidades dos alunos no decorrer dos anos. “Em 2009, a heterogeneidade dos estudantes trouxe a necessidade de repensarmos a proposta pedagógica, dando origem a uma divisão dos estudantes em duas turmas com propostas distintas, considerando o histórico escolar e socioeconômico, bem como seu nível momentâneo de conhecimento técnico dos conteúdos”, explicou.

O modelo foi aprovado por Patricia. “Como fazia décadas que não estudava, optei por iniciar na turma tecnicamente menos avançada, mas conforme peguei ritmo troquei para a outra, porque gosto de me desafiar”, relatou ela, apaixonada por esse projeto tão acolhedor.

Advertisement

O cursinho é gratuito, mas a quem pode ajudar, é sugerida uma colaboração mensal simbólica utilizada em gastos com material, manutenção de equipamentos, cópias para simulados e até transporte para estudantes mais carentes financeiramente.

Com essa proposta, o TRIU contabiliza a passagem de quase 4 mil alunos nessas duas décadas, e mais de 700 professores voluntários. E pode dizer com orgulho que seus estudantes passam em vestibulares concorridos como engenharias, direito, medicina e licenciaturas diversas.

Quando aqueles quatro ex-estudantes, Cabé, Chicão, Luís Gustavo e Gustavo Modesto, idealizaram o Triu, lá em 2003, não imaginaram que o resultado seria tão gratificante e grandioso. “Toda vez que vejo um estudante realizado, me realizo junto. E tenho certeza de que estamos no caminho certo. Em frente e na luta sempre!”, resumiu Cabé.

Advertisement

SERVIÇO:

Como se inscrever no cursinho Triu?

Pelo site www.cursinhotriu.com.br. É gratuito. Vagas limitadas

Advertisement

Até quando?

25 de fevereiro

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare