Covid19: vacina apresenta resposta imune
Um estudo publicado nesta sexta-feira (22), na revista científica ‘The Lancet’, explana sobre uma possível vacina contra o novo coronavírus. O imunizante apresentou resultados preliminares positivos.
Apesar da resposta imune entre os voluntários e considerado bem tolerado, novos estudos serão necessários para confirmar a resposta imune observada no organismo de voluntários é, de fato, capaz de criar a imunização.
A pesquisa foi conduzida por cientistas chineses do Instituto de Biotecnologia de Pequim e contou com a participação de 108 voluntários saudáveis que foram acompanhados por 28 dias na fase 1 de pesquisa.
Os voluntários ainda serão monitorados por seis meses, quando os resultados finais deverão ser divulgados.
O teste foi realizado em três doses diferentes do imunizante: baixa, média e alta. Em todos os casos a vacina foi capaz de imunizar, sem efeitos colaterais agressivos.
A fase 2 do estudo já foi iniciada e será randomizada por meio do duplo-cego (técnica que nem participantes, investigadores e avaliadores sabem qual voluntário recebeu a vacina). Ao todo, serão 500 voluntários, incluindo pessoas maiores de 60 anos.
No início desta semana, outra vacina em teste, da farmacêutica americana Moderna, também divulgou resultados positivos em seu desenvolvimento.
Com informações do ‘Estadão’.