Covid-19: Assistência Social mantêm atendimento aos usuários
Os serviços socioassistenciais de referência para a população em situação de vulnerabilidade – Distritos de Assistência Social (DAS) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras) – estão organizados para manter o atendimento aos usuários durante a situação de pandemia da Covid-19.
Cada serviço da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) tem organizado suas atividades em conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias.
A diretora do Departamento de Operações de Assistência Social, Sílvia Brito, esclarece que as medidas e esforços têm sido para não prejudicar as famílias em situação de vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, evitar a aglomeração e garantir a proteção ao risco de contaminação e propagação da Covid-19 para esta população.
Para ampliar os canais de comunicação e o acesso à informação, além do atendimento via telefone, as unidades de DAS e Cras, disponibilizam de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, atendimento emergencial presencial.
O profissional que estiver na unidade na prestação de atendimento telefônico, também orientará as pessoas que buscarem o serviço pessoalmente, porém sem que haja contato físico.
Desde a publicação do decreto de situação de calamidade pública, para evitar aglomeração e dada a necessidade do isolamento social, o atendimento social já era realizado de forma remota tanto nos Distritos como nos Centros de Referência. Além dos atendimentos remotos, orientando e esclarecendo a população, as equipes dos DAS e Cras também atuam de maneira articulada à rede local realizando atendimentos emergenciais, inclusive com visitas domiciliares, considerando a especificidade e gravidade de cada caso.
“O cidadão também poderá continuar entrando em contato com o serviço pelo WhatsApp por meio do número de telefone fixo da sua unidade de referência. Todos os números recebem mensagens. Além disso, as informações também podem ser solicitadas via e-mail”, ressalta a diretora.
No texto abaixo estão elencados os números de telefone de cada unidade e os endereços eletrônicos. A Secretaria de Assistência Social também disponibiliza uma Central de Atendimento Telefônico, (19) 3734-2010, para demais informações relacionadas aos benefícios emergenciais que estão sendo disponibilizados pelo poder público.
Os contatos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Atendimento dos DAS e Cras
DAS Leste
WhatsApp (mensagem): (19) 3251-4333
E-mail: [email protected]
Cras Flamboyant
WhatsApp (mensagem): (19) 3295-1001
E-mail: [email protected]
Cras Recanto Anhumas
WhatsApp (mensagem): (19) 3236-8333
E-mail: [email protected]
DAS Noroeste
WhatsApp (mensagem): (19) 3221-2647
E-mail: [email protected]
Cras Florence
WhatsApp (mensagem): (19) 3221-8080
E-mail: [email protected]
Cras São Luis
WhatsApp (mensagem): (19) 3221-3899
E-mail: [email protected]
Cras Satélite Íris
WhatsApp (mensagem): (19) 3229-2299
E-mail: [email protected]
DAS Norte
WhatsApp (mensagem): (19) 3242-8665
E-mail: [email protected]
Cras Espaço Esperança
WhatsApp (mensagem): (19) 3216-4939
E-mail: [email protected]
Cras Vila Réggio
WhatsApp (mensagem): (19) 3282-4455
E-mail: [email protected]
DAS Sudoeste
WhatsApp (mensagem): (19) 3269-4073
E-mail: [email protected]
Cras Campos Elíseos
WhatsApp (mensagem): (19) 3268-1688
E-mail: [email protected]
Cras Nelson Mandela
WhatsApp (mensagem): (19) 3236-8013
E-mail: [email protected]
Cras Novo Tempo
WhatsApp (mensagem): (19) 3224-2224
E-mail: [email protected]
DAS Sul
WhatsApp (mensagem): (19) 3273-3707
E-mail: [email protected]
Cras Bandeiras
WhatsApp (mensagem): (19) 3227-3501
E-mail: [email protected]
Cras Campo Belo
WhatsApp (mensagem): (19) 3265-4194
E-mail: [email protected]