Coronavírus: PS Metropolitano deve ser entregue até meio deste ano
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou na tarde desta terça-feira, dia 31 de março, que a entrega do Pronto Socorro Metropolitano deve ser antecipada de 2021 para o meio deste ano. A ideia é que o local, na Vila Padre Anchieta, seja usado para atendimento de casos de covid-19.
O projeto inicial era que o PS Metropolitano substituísse o Pronto Atendimento Anchieta, no mesmo bairro. No entanto, em um primeiro momento, a nova unidade funcionará apenas para atendimento de casos de coronavírus. Dessa forma, o PA continuará fazendo os atendimentos da população até o fim da crise da covid-19.
Contratação emergencial
Na última segunda-feira, 30 de março, a Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência Hospitalar abriu as inscrições para o processo seletivo emergencial para a contratação temporária de 210 profissionais de Saúde.
Treinamento
As equipes das unidades que compõem a Rede Mário Gatti estão passando por treinamento constante para atender pacientes com a covid-19. Foi criado um grupo específico, chamado SOS Intubação, que capacita os profissionais para realizar o procedimento, que é mais invasivo e nem todos os profissionais estão completamente habilitados, e também para o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Embora haja treinamentos de rotina, eles estão sendo intensificados neste momento.
Além disso, foram criadas portas diferenciadas nos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde. Todos os pacientes com síndrome gripal, que pode ou não ser a covid-19, estão sendo atendidos separadamente.
Nas UPAs, a partir da próxima semana, serão implantadas tendas para atendimento diferenciado.
Dengue
O prefeito lembrou a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Levantamento Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas aponta que 80% dos criadouros estão dentro das casas.
O trabalho contra a dengue realizado pela Prefeitura é ininterrupto, apesar da crise do coronavírus. Entre 1º de janeiro e 21 de março deste ano, foram coletadas 7.824 toneladas de resíduos despejados irregularmente na cidade; 1.065 toneladas de resíduos foram recolhidas na Operação Cata-Treco e outras 7.729 toneladas de resíduos foram recebidas nos ecopontos.
Informações
Todas as informações sobre o novo coronavírus e a doença covid-19 podem ser acessadas no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/.