Geral

Contação de histórias e distribuição de livros dão início ao Ações Ideia em Campinas

O Projeto Ações Ideia chega a Campinas neste mês de junho trazendo contação de histórias, distribuição de livros e preparando o público para a oficina de fotografia, que será realizada no começo de julho. A primeira atividade está marcada para esta quarta-feira, 19/06, na EMEF/EJA Maria de Fátima Faria Área, às 8h30. Os alunos participarão da contação de histórias do livro Contos de Folhas, Caules e Sementes. Já nos dias 03, 04 e 05/07, serão contemplados com a oficina de fotografia.

O Ações Ideia é resultado de um longo trabalho realizado pelo Instituto Ideia Coletiva. A ideia é de continuidade às ações focadas em oficinas, expandindo o público atendido, bem como a circulação de livros, espetáculos e a realização de exposição com obras dos artistas que integram o instituto e artistas parceiros. Para Roberto Limberger, um dos fundadores do Ideia Coletiva, as parcerias com artistas diversos são fundamentais para o crescimento do instituto enquanto ponto de cultura. “Cada vez mais, avançamos no propósito de espalhar a cultura, fazendo com que ela atinja a todos”, explica Roberto.

O projeto terá duração de um ano e ao longo deste período serão realizadas ações de produção, difusão e formação artística em diversas linguagens, refletindo as ações desenvolvidas pelo Instituto Ideia Coletiva, pelos artistas que o integram e por artistas parceiros, para públicos de diferentes idades e em diferentes localidades. “Falar sobre cultura é falar sobre coletividade. A cultura é para todos e passeia por diferentes áreas de interesse”, reforça Roberto.

O projeto Ações Ideia é realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, via edital nº 24/2023 da Lei Paulo Gustavo (LPG), contando com o apoio da Secretaria da Cultura, Indústria e Economia Criativas do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura.

Sobre o Instituto Ideia Coletiva:

O Instituto Ideia Coletiva é um ponto de cultura, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e possui reconhecimento do Ministério da Justiça e demais órgãos públicos, para atuar na formação e difusão cultural, através de diversas linguagens artísticas, idealizando e executando projetos em todo território nacional.

O Instituto Ideia Coletiva foi fundado em 2007, na cidade de Campinas, por um grupo de educadores que atuavam na educação formal e desenvolviam ações artísticas paralelamente. O objetivo inicial era a confluência de conhecimentos nas duas áreas para desenvolvimento de projetos de formação em diferentes áreas da cultura, focados sobretudo no público jovem em situação de vulnerabilidade social. As ações iniciais se concentram em oficinas de formação de curta duração realizadas em parceria com mostras e festivais.

Em 2009, o primeiro projeto de formação continuada é executado e desde então o Instituto atua em diversas frentes de formação, com projetos como Curta Jovem, Clique Jovem, Letra Jovem, Anima Jovem e Jovem em Cena, de formação em audiovisual, fotografia, literatura, animação e teatro, respectivamente.

Serviço:

Contação de histórias e distribuição de livros dão início ao Ações Ideia

Programação:

Contação de histórias

Data: 19/06

Horário: 8h30

Local: EMEF/EJA – Maria de Fátima Faria Área – Rua Pascoal Curcio, 94 – Jd. Da Bandeiras – Campinas/SP

Oficina de fotografia

Data: 03, 04 e 05/07

Horário: das 7h15 às 11h15 (6º ano) e das 13 às 17 horas (9º ano)

Local: EMEF/EJA – Maria de Fátima Faria Área – Rua Pascoal Curcio, 94 – Jd. Da Bandeiras – Campinas/SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock