Consultório na Rua recebe grupo da Organização Pan-Americana de Saúde e da Guiana
A equipe do Consultório na Rua, parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 24 de maio, membros da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde da Guiana, na Praça Guilherme de Almeida, no Centro, onde o atendimento é feito às quartas-feiras. A coordenadora do Consultório na Rua, Alcyone Januzzi, explicou como funciona o serviço e contou que cerca de 800 pessoas por mês acessam o atendimento. Destas, aproximadamente 450 são inscritas e acompanhadas. No final da manhã, foram recebidos pelo secretário de Saúde, Lair Zambon.
O Consultório na Rua foi o primeiro serviço que o grupo veio conhecer em Campinas. O coordenador de Saúde Mental de Campinas, Marcelo Bruniera, está acompanhando o pessoal, que também visitará outros serviços de saúde de Campinas, como unidades de Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Hospital Municipal Ouro Verde, Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, entre outros.
“A delegação da Guiana veio conhecer os serviços de saúde mental que são referência no Brasil, a experiência de Campinas, porque o Ministério da Saúde de lá está fazendo uma reforma na saúde mental do país. Está em processo de desinstitucionalização do tratamento psiquiátrico e querem aprender como é feito aqui”, disse Elisa Prieto, coordenadora de Determinantes Sociais, Doenças Crônicas e Saúde Mental da OPAS Brasil.
“O Consultório na Rua é um equipamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Estamos aqui há 10 anos (completados em setembro) e atendemos especialmente, pessoas em situação de rua, que vivem na rua ou fazem da rua seu sustento”, explicou Alcyone.
As equipes atendem em pontos fixos e móveis e são multidisciplinares. O Consultório na Rua conta com médicos, enfermeiros, assistente social, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem, psicólogo, motorista e trabalha de forma integrada com as redes de saúde e assistência social do município, além da parceria com universidades e contribuição das pessoas em geral. Graduandos e residentes de cursos da área de saúde, como Medicina, Enfermagem, Psicologia, entre outros, atuam junto às equipes do Consultório na Rua como parte da formação.
A diretora técnica do Cândido Ferreira, Marianne Herrera, explicou que o Consultório na Rua é uma referência e Campinas tem um dos modelos mais completos para esse atendimento. A superintendente do Cândido Ferreira, Karina Diniz, e Renato Oliveira e Souza, chefe da Saúde Mental da OPAS, também estiveram presentes.