Connect with us

    Noticias

    Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas elege novo presidente e discute pautas prioritárias

    Published

    on

    cdhu

    A Região Metropolitana de Campinas (RMC) promoveu, na manhã desta segunda-feira (17), a 243º Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC na cidade de Campinas. Estiveram presentes o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, a secretária executiva da Secretaria Estadual da Saúde, Dra. Priscilla Perdicaris, o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis, o prefeito e presidente eleito do Conselho para o ano de 2025, Dário Saadi, além de outros 19 prefeitos integrantes do colegiado e representantes de secretarias e órgãos do Estado.
     

    O encontro teve entre suas deliberações principais eleger o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC para o ano de 2025, fazer um balanço dos anos anteriores e discutir projetos prioritários e comuns para o novo período de trabalho.
     

    A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), responsável pela secretaria executiva do Conselho, foi representada pelo subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, que falou sobre a oferta de uma plataforma e dados georreferenciados geridos pelo Governo de São Paulo. Tal iniciativa vem ao encontro da determinação do Governador Tarcísio de trazer aos municípios o controle pleno das informações necessárias para uma boa gestão: “Trazemos, então, todos os instrumentos de gestão eficiente e eficaz, por meio de plataformas poderosas de informação. Estamos construindo sistemas de informação e dados dos municípios e das regiões para melhorar a capacidade de análise e o desenvolvimento de políticas públicas urbanas, por meio de novos mecanismos de suporte para gestão”, explicou.
     

    Police Neto abordou, ainda, a necessidade de se pensar no desenvolvimento sustentável, algo extremamente importante para executar a transformação das cidades em ambientes mais resilientes. Para isso, ele destacou o recém-lançado Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis: “O governador Tarcísio, junto com o secretário Marcelo Branco, desenvolveu um programa poderoso, o Bairro Paulista, que possui seis instrumentos. Um deles é o Cidade Sustentável, um investimento sendo realizado na cidade para recuperar, a partir de soluções baseadas na natureza, um espaço urbano de menor manutenção, utilizando aquilo que muitas vezes a gente abandonou. Então, estamos pensando em jardins de chuva, bacias drenantes de infiltração, trazendo uma nova tecnologia verde para substituir a infraestrutura cinza”, concluiu.
     

    Presidido pelo ex-prefeito de Jaguariúna e atual presidente do Conselho, Gustavo Reis, o encontro discutiu também temas relacionados à saúde pública, desafios em decorrência das mudanças climáticas e integração entre prefeituras e demais órgãos do estado para encontrar soluções comuns em campos como o de planejamento e uso do solo, transporte e sistemas viários, habitação, saneamento básico e meio ambiente.

    Advertisement

    Gustavo Reis aproveitou a cerimônia para fazer um balanço das iniciativas em andamento na RMC durante o biênio de 2023/2024, dando destaque aos projetos liderados pelo Governo de São Paulo, como o andamento da construção do Trem InterCidades São Paulo – Campinas, da Requalificação da Área Central de Campinas, da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado (PDUI) da RMC e da compra e instalação do radar meteorológico da AgemCamp, localizado na Universidade de Campinas (Unicamp), capaz de detectar fenômenos severos a 100 km de distância.
     

    O atual presidente reiterou a importância da compra desse equipamento, importante ferramenta para auxiliar a atuação preventiva do poder público, em caso de detecção de algum evento climático que coloque vidas em risco. “Compramos, com o dinheiro do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp), esse radar meteorológico. Foi um investimento feito há muitos anos, para que nós tivéssemos à disposição da nossa região. Esse equipamento não é só um radar, mas vai ser um centro meteorológico que estaremos fazendo. O investimento, ao todo, soma mais de R$ 5 milhões, deliberado neste Conselho, na outra gestão, e o radar já está na Unicamp. Esse centro vai trazer uma previsibilidade, com antecedência, dos padrões climáticos que têm atingido a nossa região ”, explicou Gustavo Reis.
     

    Durante a reunião, foi realizada, ainda, a eleição do presidente e vice-presidente do Conselho da RMC. Foram eleitos o prefeito de Campinas, Dário Saadi, como presidente, e Rafael Piovezan, prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, como vice-presidente para o ano de 2025, com a possibilidade de recondução ao cargo por mais um ano.
     

    O novo presidente, que será empossado no próximo sábado (22), falou sobre as expectativas para o seu mandato à frente do Conselho e da importância de se pensar em ações conjuntas para esses municípios: “É importante que a região tenha ações conjuntas entre as vinte cidades, porque é praticamente impossível pensar em soluções e em políticas públicas que fiquem no limite do seu município, quando você vive em uma região metropolitana. Por isso, vamos priorizar juntos a área da saúde, das mudanças climáticas e a economia da nossa região”, disse Dário Saadi.
     

    Conselho de Desenvolvimento da RMC
    O órgão foi criado pela Lei Complementar nº 870 de 19 de Junho de 2000 e instalado por meio do Decreto nº 46.057 de 27 de Agosto de 2001. Tem caráter deliberativo e normativo, composto por um representante de cada Município que integra a RMC e por representantes do Estado nos campos funcionais de interesse comum, assegurada a paridade das decisões.
     

    Advertisement

    A Região Metropolitana de Campinas tem 20 municípios e é a segunda maior região metropolitana do Estado de São Paulo em população, com mais de 3,1 milhões de habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2017. Os municípios integrantes são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

    Continue Reading
    Advertisement
    Click to comment

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Noticias

    Você Sabia? Entenda o que vai mudar no transporte coletivo com a nova licitação

    Published

    on

    onibus-cps

    Você sabe o que irá mudar no transporte público coletivo de Campinas, após a conclusão da nova licitação para a concessão do serviço convencional? A população será beneficiada com ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes.

    Como serão os novos veículos?

    Os veículos que entrarem em operação, ao longo do contrato, terão ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV para monitoramento interno, GPS e terminal de computador de bordo. Também haverá mais informação aos usuários. Confiável e em tempo real.

    Tudo isso resulta em menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais. E viagens mais rápidas, seguras e confortáveis.

    Como a população pode participar da Consulta Pública?

    Advertisement

    A Consulta Pública é um momento importante. Vamos construir, juntos, um transporte coletivo mais moderno e eficiente, para o município.

    Dê as suas sugestões acessando a minuta do edital que está disponível nos endereços eletrônicos da Secretaria de Transportes de Campinas (Setransp), em  https://campinas.sp.gov.br/secretaria/transportes/pagina/consulta-publica-da-licitacao-do-transporte-2025-; e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em www.emdec.com.br/novotransporte.

    Também há urnas para o recebimento de sugestões nos terminais urbanos Campo Grande, Central, Barão Geraldo e Ouro Verde.

    A Consulta Pública segue até o dia 02 de julho.

    Advertisement
    Continue Reading

    Noticias

    Feirão da Qualificação Profissional da Prefeitura de Campinas oferece quase 3 mil vagas em cursos

    Published

    on

    teclado

    Já estão abertas as inscrições para mais um Feirão da Qualificação Profissional da Prefeitura de Campinas, promovido pela Secretaria de Trabalho e Renda. Esta edição vai disponibilizar 2.810 vagas para cursos em várias áreas.

    A maior quantidade de vagas é oferecida pela empresa Solftex (950), seguida pela Microlins (805), Mackenzie (750), Ibragesp (100), DG Cursos (80), All Net (80) e Senai (45). A carga horária varia de 1h a 160h para os cursos. Os cursos podem ser presenciais ou online e a lista de documentos para matrículas, caso seja necessário, está no link de inscrição de cada instituição.

    “A qualificação profissional é uma ferramenta importante para transformar vidas e abrir portas para novas oportunidades. O Feirão da Qualificação Profissional tem um papel importante nesse processo, facilitando acesso às diversas vagas de cursos gratuitos disponíveis na nossa cidade,” destaca Guilherme Damasceno, diretor da Secretaria de Trabalho e Renda.

    A oferta de vagas em cursos profissionalizantes de forma gratuita é uma parceria entre a Secretaria de Trabalho e Renda e empresas privadas com objetivo de capacitar jovens e adultos que buscam melhores oportunidades de emprego ou uma primeira oportunidade no mercado de trabalho.

    Confira as vagas:

    Advertisement

    Mackenzie – 50 vagas por curso

    Estratégia empresarial na gestão das organizações

    Gestão de talentos: estratégias para potencializar a sua equipe

    Jornada do candidato rumo à empregabilidade

    Gestão de equipes remotas

    Advertisement

    Uso de dispositivos moveis celulares para a produção de conteúdos audiovisuais

    Inovação na era digital

    Tomada de decisões guiadas por dados

    Nanotecnologia

    Phython Básico

    Advertisement

    Compra e venda de um imóvel: como analisar

    Excel imersivo para advogados: do essencial ao funcional

    A importância da atividade física para pessoas com TDAH

    Introdução à fitoterapia: conhecimento natural para a saúde e bem-estar

    Cultura digital na educação

    Advertisement

    Metodologias ativas e educação híbridas

    Inscrições: https://www.mackenzie.br/cursosgratuitos

    Microlins

    Tecnologias – 105 vagas distribuídas entre as unidades Centro e Campo Grande

    Digitação – 295 vagas distribuídas entre as unidades Centro, Campo Grande e Ouro Verde

    Advertisement

    PDP (Programa de Desenvolvimento Pessoal) (4h) – 180 vagas distribuídas entre as unidades Centro e Campo Grande

    Inglês (8h) – 270 vagas distribuídas entre as unidades Centro, Campo Grande e Ouro Verde

    Mais detalhes e inscrições estão disponíveis no site da Secretaria de Trabalho no Sympla https://www.sympla.com.br/trabalhoerendacampinas

    Softex

    Business intelligence

    Advertisement

    Cloud computing – provedores

    Criando games

    Data Science

    Atendimento ao cliente – balcão

    Desenvolvimento back-end node JS

    Advertisement

    Desenvolvimento back-end PHP

    Desenvolvimento back-end Python

    Desenvolvimento back-end Ruby

    Desenvolvimento pessoal

    Desenvolvimento back-end Java

    Advertisement

    Desenvolvimento e testes

    Desenvolvimento front-end

    Desenvolvimento Mobile Android

    Desenvolvimento mobile IOS

    Devops containers

    Advertisement

    Devop infraestrutura

    Internet das coisas

    Machine learning

    Primeiros passos programador

    Primeiros passos usuários

    Advertisement

    Redes neurais

    Segurança da informação

    Televendas/call center/ help desk

    UX/UI

    Webdesign

    Advertisement

    A Softex oferece 950 vagas no total.

    Informações e inscrições: lp.workover.com.br/pmcps

    Ibragesp – 20 vagas por curso

    Agente de portaria e de ronda profissional

    Aumentando vendas com planejamento e decisão

    Advertisement

    Contabilidade e análise de balanços

    Recepcionista

    Zelador de excelência

    Mais detalhes e inscrições estão disponíveis no site da Secretaria de Trabalho no Sympla https://www.sympla.com.br/trabalhoerendacampinas

    DG Cursos – 40 vagas por curso

    Advertisement

    Saúde da Mulher

    Controle do Diabetes

    Inscrições: https://www.sympla.com.br/preview/10973a4a1039c58e796a72113f5402e0

    Escola Senai

    Implantação e análise de dados em núvel Microsoft DP 900 – 28 vagas

    Advertisement

    Eletricista montador de painéis elétricos industriais – 2 vagas

    Operador de Logística – 15 vagas

    As vagas são limitadas e concedidas por ordem de chegada para a inscrição. O interessado deverá fazer sua inscrição pessoalmente no Senai – Roberto Mange ou no Senai Dr. Euryclides de Jesus Zerbini

    All Net – 20 vagas por curso

    Gestão empresarial

    Advertisement

    Marketing digital

    Informática empresarial

    Inglês rápido

    Serviço

    Feirão da Qualificação Profissional

    Advertisement

    Mais informações: https://cpat.campinas.sp.gov.br/

    Continue Reading

    Noticias

    18 bairros estão com alto risco de transmissão em Campinas

    Published

    on

    dengue mosquito

    A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira, 3 de abril, o 13º Alerta Arboviroses. O documento informa que 18 bairros da cidade estão com alto risco de transmissão da doença. 

    A publicação semanal integra as novas iniciativas e estratégias da Prefeitura para enfrentamento à dengue em 2025. As áreas com alto risco de transmissão são: 

    • Leste: Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e Jardim Dom Bosco.
    • Noroeste: Jardim Santa Rose e Jardim Sul América.
    • Norte: Jardim São Marcos, Vila Esperança, Jardim Campineiro e Recanto Fortuna.
    • Sudoeste: Parque Universitário de Viracopos, Jardim Maria Helena e Recanto do Sol.
    • Sul: Jardim Campo Belo 1, Jardim Fernanda 1 e Jardim Fernanda 2. 
    • Suleste: Jardim Itatiaia, Jardim Bom Sucesso, Vila Formosa e Jardim São Gabriel.

    O objetivo do alerta é estimular a população a intensificar a verificação de criadouros em casa, orientar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e reforçar a comunicação com moradores das áreas que passam a receber ações intensificadas para eliminar criadouros. As orientações valem para toda cidade, incluindo bairros listados na semana anterior e que não aparecem nesta edição. 

    A Saúde considera uma série de indicadores para elaborar o material, entre eles, incidência de casos, eventual registro de nova transmissão, necessidade de reforçar trabalhos por causa de imóveis sem acesso, densidade populacional, e a comunicação sobre ações dos agentes. O alerta também se aplica aos bairros menores que estão no entorno das regiões indicadas no material.  

    Entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano foram confirmados 15.006 casos de dengue em Campinas. Duas pessoas morreram em decorrência da doença neste ano. 

    A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa. 

    Advertisement

    Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias e o pratinho deve ser retirado, ou limpo com bucha, água e sabão a cada 7 dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

    No ano passado, 52% dos espaços deixaram de ser trabalhados por estarem fechados, desocupados ou até mesmo em razão de recusa dos moradores aos agentes no ano passado. Em 2022 e 2023 os percentuais foram, respectivamente, de 48% e 49%.

    As visitas são feitas, principalmente, por funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas. Os funcionários usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos usam calça cinza e têm crachá de identificação. Já voluntários de mutirões usam colete na cor laranja com a identificação e a frase “Campinas contra o mosquito”.

    Dúvidas sobre a identidade dos participantes podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (de segunda a sexta) ou com a Defesa Civil pelo telefone 199 (fins de semana e feriados).

    O que já foi feito em 2025?

    Advertisement
    • Controle de criadouros: 237.533 visitas a imóveis.
    • Nebulização: visitas a 53.342 imóveis.
    • 5 mutirões.
    • 14,7 mil toneladas de resíduos retirados em ações (de 1º/01 até 31/03).
    • 73  lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a 22/23).
    • 250 servidores brigadistas.
    • 300 servidores capacitados.
    • Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 54.681 (desde fevereiro de 2024).
    • 53 capacitações para profissionais de saúde (de 1/1 até 19/2).
    • Instalação de armadilhas para Aedes aegypti em pontos estratégicos. 

    Mais informações no https://dengue.campinas.sp.gov.br.

    Continue Reading

    Trending