Geral

Conselho da Juventude é convidado especial de evento em Mogi Mirim

A Prefeitura de Campinas, por meio do Conselho da Juventude, participou de um encontro com coletivos de jovens do município de Mogi Mirim, na última sexta-feira, 18 de janeiro, na Instituição ICA. O objetivo do evento foi dialogar e articular ações para a implantação do Conselho Municipal da Juventude em Mogi Mirim.
O coordenador da Juventude em Campinas, Felipe Gonçalves, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, representou a Prefeitura e conduziu a reunião. Ele apresentou a experiência de Campinas na criação do Conselho da Juventude e explicou os procedimentos administrativos necessários para a criação de um órgão semelhante em Mogi Mirim.
Felipe falou também sobre o processo da criação e algumas realizações do Conselho, como a Praça da Juventude. Outro tópico abordado foi a Feira de Oportunidades, que reuniu mais de três mil jovens em 2018. Ele destacou que a tarde em Mogi Mirim foi especial. “Tive a oportunidade conhecer excelentes lideranças, trocar experiências, e incentivar os jovens a participarem da vida política de Mogi Mirim”, resumiu.
O Conselho Municipal de Juventude
O Conselho Municipal de Juventude (CMJ), criado em 2015 durante o governo Jonas Donizette, pertence à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. É um órgão consultivo e deliberativo, responsável pelo incentivo e controle social da Política Municipal de Juventude.
O colegiado, composto por 24 membros, sendo 12 representantes da sociedade civil e 12 do poder público, também faz a convocação para a Conferência Municipal de Juventude e colabora na construção da Semana Municipal da Juventude.
Compete ao Conselho propor, deliberar diretrizes, avaliar e acompanhar a implementação da política municipal de juventude, acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços prestados aos jovens e participar da elaboração de planos, conferências e programas municipais. Cabe também à entidade solicitar à Administração informações relevantes para o desenvolvimento dos trabalhos, bem como propor estudos relativos à juventude.
Sobre a Instituição ICA
O ICA (Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente) atua em Mogi Mirim desde 1997, desenvolvendo atividades artísticas, nas linguagens do circo, teatro, dança, música, artes visuais e literatura.
A Instituição tem como foco atuar em parceria com as famílias, com as escolas e com a comunidade em geral, oferecendo atividades para o desenvolvimento humano nas esferas sociais, educacionais e culturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock