Confraria da Dança exibe vídeo e conversa com o público no Maria Monteiro
A Confraria da Dança, grupo sediado em Campinas há 26 anos, exibe dia 24 de agosto, às 14h e 19h30, o videodança do solo “Carta para não mandar ou Cantiga interrompida”, no Teatro do Espaço Cultural Maria Monteiro, seguido por conversa dos artistas com o público presente. A entrada é gratuita. No dia 20 de agosto, sábado, às 20h, o solo será lançado no canal do Youtube da Confraria da Dança (https://www.youtube.com/ConfrariadaDanca).
Segundo os fundadores da Confraria da Dança, Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, a obra adaptada para o formato de vídeo é um trabalho de 2004 que dialoga fortemente com a língua portuguesa. Soma-se no trabalho, também, o fazer autoral de Diane, que considera uma diversidade de referências acumuladas em sua vivência artística, sem se submeter a limites de técnicas e métodos convencionados.
Carta para não mandar ou Cantiga interrompida” parte das lembranças de Diane Ichimaru nos anos de convivência com sua avó, que foi tomada em seus derradeiros anos de vida pela demência e a doença de Parkinson. Para criar a versão em vídeo, os artistas ficaram atentos aos movimentos de câmera, aproximações, recortes e mudanças de ângulos em substituição ao que era antes o olhar de cada espectador no espetáculo presencial.
O vídeo foi gravado em sua sede em maio deste ano, por meio do projeto contemplado pelo Edital ProAC 06/2021 – Dança, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Sobre a Confraria
Fundada em 1996 por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, a Confraria da Dança está sediada em Campinas, tendo completado 25 anos de atividades relacionadas à pesquisa, criação e produção artística. Honrando o termo “confraria” – conjunto de pessoas que se associam tendo em vista interesses e objetivos comuns – realiza parcerias com artistas das áreas da dança, teatro, música e artes plásticas.
Sua atuação artística ocorre, prioritariamente, fora da capital, seus projetos contemplam ações na própria cidade/sede e em outras cidades de pequeno e médio portes do interior do Estado de São Paulo. Assim, difundem a dança através de atividades de formação e fruição artística, traçando um crescimento radial em seu campo de ação junto à comunidade. Promovem acessibilidade comunicacional e atingem público leigo de todas as idades, estudantes de arte em processo de formação e artistas profissionais.
A Confraria da Dança acumula, em seu percurso, premiações da APCA, da Funarte/ MINC, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, Sesi SP, Itaú Cultural/Rumos Dança.
Serviço
Carta para não mandar ou Cantiga interrompida
Lançamento do vídeo no Canal do Youtube da Confraria da Dança
Dia 20 de agosto, sábado, 20h
Carta para não mandar ou Cantiga interrompida
Dia 24 de agosto, quarta-feira, às 14h e 19h30
Local: Teatro do Espaço Cultural Maria Monteiro
(R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Conj. Hab. Padre Anchieta, Campinas/SP)
Exibição do vídeo seguido por conversa dos artistas com o público
presente.
Entrada gratuita