Eventos

Concertos na Comunidade tem nova edição este mês em Indaiatuba

A série Concertos na Comunidade, promovida pela Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, retorna este mês com três apresentações: nos dias 1516 e 23, na Igreja Morada do Sol, Helvetia e Luterana, respectivamente. A entrada é gratuita.

Sob regência do maestro Paulo de Paula, a Sinfônica volta a circular pelos bairros da cidade, levando a música para diferentes locais do município, visando com isso, aprofundar, cada vez mais, a interação com a comunidade. Nesta edição, a orquestra apresentará obras do compositor italiano Antonio Vivaldi e de compositores brasileiros que fizeram em suas composições uma mistura entre música clássica e música popular. A orquestra se apresenta com a formação de cordas da Sinfônica (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), já estão confirmadas as participações de Igor Nogueira e Victor Freitas, músicos que integram a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e que atuarão como solistas.

A série Concertos na Comunidade têm como finalidade aproximar diferentes públicos da música orquestral, por meio da criação dessa vivência nos espaços de convívio da comunidade e, ao longo deste ano estão previstas sete apresentações dentro desta série.

Concerto de Outono reúne alunos no Ciaei
Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI) realiza a 3ª edição do Concerto de Outono, nesta quinta-feira, dia 13, a partir das 19h30, na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, em Indaiatuba (SP). A entrada é gratuita, porém, o acesso se dará por ordem de chegada.

O evento contará com a participação de aproximadamente 200 alunos, divididos em oito grupos, além das Orquestras Allegretto, Allegro e Jovem. O repertório inclui peças e estudos desenvolvidos durante o primeiro semestre deste ano, abrangendo obras clássicas e contemporâneas.

Entre os destaques da noite estão as recém-formadas Allegretto e Allegro, orquestras compostas por alunos dos anos iniciais do programa educacional da EMOSI. “Essas apresentações não apenas demonstram o progresso no aprendizado musical, como também promovem a interação entre alunos de diferentes níveis e instrumentos, incentivando o trabalho em grupo e o desenvolvimento de práticas profissionais para apresentações em ambientes públicos, como teatros”, destaca o coordenador pedagógico da Escola de Música, Marcel Murari.

O Concerto de Outono da EMOSI, que é uma oportunidade para conferir o talento e a dedicação dos alunos e sua evolução musical, é uma realização da AMOJI em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Inscrições para EMIn seguem abertas até dia 16
Os interessados em participar da 5ª edição do Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn) – que acontece de 20 a 25 de julho – tem até o próximo dia 16 para se inscrever. Todas as informações, bem como regulamento, estão disponíveis aqui.

Para concorrer a uma das vagas oferecidas é imprescindível o envio de um vídeo do inscrito executando ao instrumento ou regendo (no caso dos candidatos à oficina de regência) uma peça/trecho de livre escolha. O vídeo deverá ser gravado e postado na plataforma do Youtube e o link fornecido na ficha de inscrição. Vale lembrar que o vídeo precisa ser disponibilizado nas opções de visibilidade público ou não listado, pois vídeos listados como privado poderão ocasionar a desclassificação do aluno, uma vez que não será possível avaliá-los. Após avaliação do vídeo os candidatos serão selecionados e classificados de acordo com seu grau de competência musical. 

OFICINAS Serão oferecidas, na parte pedagógica, mais de 15 oficinas entre cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal e trompete e regência orquestral, curso oferecido pela primeira vez desde a sua criação. Além disso, haverá formação de quatro orquestras: Orquestra Sinfônica do EMIn, Orquestra Acadêmica e duas Cameratas de Cordas, possibilitando aos alunos dos diversos níveis a prática em conjunto, que é essencial na formação musical. Em sua 5ª edição, o EMIn figura entre os mais importantes Festivais voltados para a música clássica do interior do Estado de São Paulo.

ALOJAMENTO Os participantes selecionados que optarem pela modalidade de inscrição com direito a alojamento, além dos cursos e concertos, terão acesso gratuito a partir das 16h do dia 20 de julho, com direito a café da manhã simples entre os dias 21 e 25.

5º Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn) é uma realização da AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba), Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.    

SERVIÇO

Concertos na Comunidade
Data 15/06 l Horário 19h30
Local Igreja Morada do Sol – Rua Francisco Rossi, 930 – Jardim Morada do Sol – MAPA AQUI 

Data 16/06 l Horário 9h30
Local Igreja Helvetia – Alameda Antônio Ambiel, 817 – Helvetia – MAPA AQUI 

Data 23/06 l Horário 20h
Local Igreja Luterana – Rua Onze de Junho, 1540 – Parque Boa Esperança – MAPA AQUI 

Concerto de Outono – Escola de Música
Data 13/06 l Horário 19h30
Local Sala Acrísio de Camargo (Ciaei)  – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba (SP) – MAPA AQUI 
Classificação livre

Inscrição 5º EMIn – encerra em 16/06
Ficha de inscrição clique aqui 
Regulamento clique aqui 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock