Concerto da Orquestra Sinfônica para servidores emociona público
Emoção, alegria e aplausos marcaram a apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas para os servidores, que comemoram o seu dia em 28 de outubro. O concerto especial aconteceu neste domingo, 23, no Teatro Castro Mendes, sob regência do maestro convidado Alessandro Sangiorgi e com participação do pianista Leonardo Hilsdorg.
Denise de Lima Silva, da Educação, chegou cedo com os três filhos, o marido e o cunhado. A expectativa era grande, já que essa foi a primeira vez que ela ia ver a Orquestra da cidade tocar. “Já assisti a outros concertos, mas da Sinfônica não. Eu acho que essa é uma forma de valorização dos servidores, além de uma forma de promover acesso à cultura para os servidores”, disse. “A gente só ganha com eventos como este”, completou.
A servidora da Saúde, Eliane de Camargo, estava emocionada ao final do concerto e com a expectativa de uma semana mais leve. “Achei o espetáculo maravilhoso. Acho que tem que ter mais eventos assim, porque a gente trabalha muito e, de repente, pode ver um espetáculo tão maravilhoso. Não tenho palavras para descrever, foram muitos os momentos que me emocionaram, momentos que tocaram minha alma”, disse.
Ressaltando a manhã bonita de domingo, Márcio Souza, de Finanças, elogiou o concerto e a iniciativa. “O evento foi sensacional. Adorei a oportunidade, oferecida pela PMC, do servidor poder apreciar a Orquestra Sinfônica de Campinas acompanhado de familiares e amigos. Foi uma atividade extremamente prazerosa e, para ficar ainda melhor, tivemos a sorte de ser realizada numa manhã de domingo tão linda”, falou. “Espero que o convite e essa bela homenagem se repitam todos anos”, completou.
A programação teve a Abertura da quinta ópera do campineiro Antonio Carlos Gomes (1836-1896), “Salvator Rosa”. Na sequência, o pianista Leonardo Hilsdorf interpretou o célebre Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor, do compositor romântico norueguês Edvard Grieg (1843-1907).
“No dia a dia nós nos deparamos com diversas ondas e vamos dando conta. Cada toque, cada movimento, cada instrumento me fizeram pensar nos territórios onde nós estamos. Que tenhamos mais momentos assim”, disse Rosa Brasilina, da Saúde.
Homenagens
Com cerca de 400 servidores na plateia, o prefeito Dário Saadi, que também é servidor público, falou dos desafios que os funcionários públicos enfrentam no dia a dia e a importância de uma homenagem como esta. “Neste evento, venho falar da minha gratidão a todos os servidores. Eu considerei essa iniciativa muito criativa, essa ideia de ter a Sinfônica, composta por servidores, homenageando seus parceiros de trabalho. Parabéns a todos os servidores”, declarou.
O concerto foi realizado por meio de uma parceria entre as secretarias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e de Cultura e Turismo.
A secretária Eliane Jocelaine Pereira falou sobre o momento de retomada de direitos e benefícios dos servidores e do cuidado com aqueles que no dia a dia cuidam da população. “ Eu quero agradecer muito aos músicos da Sinfônica por essa composição de excelência, é na sensibilidade deles que a gente se vê representado”, disse. “A sensibilidade e a importância da música para a nossa alma é a representação da importância dos servidores e servidoras para a cidade”, completou.
“Que cada vez mais a gente possa aproximar esses dois universos, da Orquestra e dos servidores. É emocionante ver servidores homenageando servidores em um evento tão bonito”, disse a secretária Alexandra Caprioli.