Comunidade Jongo Dito Ribeiro realiza neste sábado Arraial Afro-Julino
A Comunidade Jongo Dito Ribeiro realiza neste sábado, dia 9 de julho, a partir das 12h, o Arraial Afro-Julino, considerada a maior festa organizada pela sociedade civil em Campinas e região. A estimativa dos organizadores é de atrair cerca de 2 mil pessoas. O Arraial é uma festa julina anual, que ocorre sempre no segundo sábado do mês de julho.
A festa inicia tradicionalmente com o terço a São Benedito e depois segue com apresentações culturais e artísticas de grupos parceiros de diversas localidades do estado de São Paulo do segmento afro. Haverá jongo (rodas com toque, canto e dança de origem africana), samba, maracatu, rap e outras manifestações culturais afro-brasileiras, além da disposição de barracas de comidas típicas juninas e artesanato.
A Casa de Cultura Fazenda Roseira, instalada na sede de uma antiga fazenda, na periferia de Campinas sediará a festa. Toda a elaboração, desenvolvimento, divulgação e organização do Arraial é realizada pela própria comunidade, unindo gerações, amigos e familiares.
A Comunidade Jongo Dito Ribeiro é um grupo que reconstitui a manifestação Jongo em Campinas, por meio da memória Benedito Ribeiro, de rodas com toque, canto e dança, com o objetivo de compartilhar e continuar com essa tradição ancestral. A Comunidade completa 20 anos em 2022.
A programação geral do evento pode ser ser conferida no site: http://comunidadejongoditoribeiro.wordpress.com/
Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro
Quando: sábado, dia 9 de julho
Horário: a partir das 12h
Ingresso: R$ 70,00
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira – Rua Domingos Haddad, 1, Residencial Parque da Fazenda, Campinas