Geral

Comissão de Relações Internacionais firma compromisso para divulgar Campinas como polo para investimento

O compromisso para fazer Campinas ter mais reconhecimento no Exterior foi firmado nesta quarta-feira (28) na abertura dos trabalhos da Comissão de Relações Internacionais da Câmara, presidida pelo vereador Marcelo Silva (PSD), entre o Legislativo, Executivo, entidades e órgãos governamentais. Presentes na discussão, representantes da secretaria de Desenvolvimento Econômico, da ONU, do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e da Câmara do Comércio debateram formas de trazer mais investimentos internacionais para a cidade e fomentar o desenvolvimento por meio de parcerias e cooperação.
Com uma agenda de iniciativas para mostrar que Campinas é uma cidade boa para se investir, a comissão se coloca como ferramenta para alavancar ações para trazer empresas para a cidade e gerar renda e receita. O principal objetivo é atrair cidades inteligentes, como centros de pesquisa e tecnologia de ponta.
“O objetivo da comissão é criar oportunidades para atração e promoção de investimentos e cooperação, e encontrar interlocutores internacionais para ajudar o desenvolvimento da cidade. Temos que encontrar saídas para geração de emprego e renda e, para isso, temos de mostrar o que Campinas oferece, e ressaltar seu perfil de cidade para bons negócios”, disse Marcelo Silva.
Para o diretor de cooperação internacional da secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tak Chung Wu, os poderes Legislativo e Executivo devem adotar ações junto a consulados para referendar Campinas como um ambiente bom para enriquecimento. Nesse sentido ainda, para o diretor, a comissão ajuda no trabalho da secretaria para trazer mais empresas para a cidade. “Criamos mecanismos para mostrar a imagem de Campinas como polo de negócios para atrair cidades com interesses comuns, que tenham a mesma finalidade e mesmo contexto. Por isso devemos direcionar o trabalho em conjunto”, disse Tak Chung Wu.
Para o consultor de empreendedorismo da ONU, Roberto Gandara, a atuação da Câmara através da comissão reforça o papel do poder público na construção de relações benéficas e articulação institucional. “A comissão assume o importante papel de atuar politicamente e levar experiências municipais para outras cidades do mundo e também buscar iniciativas para evoluir, aprendendo com as soluções já encontradas e firmar relações não só econômicas, mas também na área de habitação, transporte, agricultura, saneamento e mobilidade”, afirmou.
Luiz Cortez, presidente da Câmara de Comércio Exterior e assessor do CNPEM, ressaltou a importância da comissão para a realização de debates, fóruns e implementação de uma agenda positiva. “Devemos integrar cidades, convidar parceiros, estimular intercâmbios para troca de experiência e discutir assuntos relacionados”, afirmou.
O presidente honorário da Câmara de Comércio Exterior, ex-secretário de Assuntos Internacionais e ex-presidente da Câmara, Romeu Santini, também esteve presente e disse que a abertura que a Comissão de Relações Internacionais dá para a participação de órgãos e entidades é fundamental, pois são esses organismos que trarão experiência do setor. “Quanto mais agirmos, mais terá o que falar, e isso é melhor para a cidade”, afirmou. Também participaram da reunião os vereadores Professor Alberto (PR) e Jota Silva (PSB). 
Atualmente Campinas tem 21 cidades-irmãs, nacionais e internacionais e dez protocolos de intenção em análise, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Texto: Gabinete do vereador Marcelo Silva 
Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock