Com apoio de Nelson Hossri, “Hackers do Bem” estarão na Câmara das 11 horas deste sábado (21) às 17 de domingo (22) criando mecanismos para tornar acesso a dados de transparência ainda mais ágil e fácil
A Câmara Municipal de Campinas sedia neste final de semana o Hack In Campinas, evento que irá fazer no Plenário da casa uma verdadeira maratona com um grupo de hackers – como são chamados os especialistas em programação de computador que se dedicam de maneira intensa a desenvolver soluções e alterações que modificam aspectos de programas e sistemas. Das 11 horas do sábado (21) às 17 horas do domingo (22), os presentes se dedicarão a estudar o site da Câmara para desenvolverem e proporem possíveis ferramentas que tornem a navegação, obtenção e visualização de dados de transparência ainda mais acessíveis.
“Os hackers do bem vão atravessar a madrugada dentro do Plenário para utilizar a tecnologia em busca de possibilidades para tornar ainda mais fácil o acesso da população aos dados da Câmara, possibilitando ainda mais transparência ao Legislativo”, diz Hossri. Vale lembrar que a Cãmara de campinas foi considerada no levantamento mais recente do Ministério Público como uma das mais transparentes entre os mais de 600 municípios do Estado – ela ficou em 240 lugar, com nota 7,9, isso em uma época em que o portal de transparência sequer estava consolidado.
Uma maratona de “Hackers do bem” – como a que ocorrerá neste final de semana – é chamada de “Hackaton”. O Hack in Campinas faz parte de um evento maior batizado de Mega Hack e que conta com outros três hackathons. Além do apoio de Hossri, o evento deste sábado e domingo tem organização da Incubadora de projetos Cidade Viva, em parceria com a empresa Horizon Four.
Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC