Chuva com rajadas de vento derruba 15 árvores em Campinas

chuva forte

A Defesa Civil de Campinas registrou a queda de 15 árvores e galhos por conta das chuvas e rajadas de vento que atingiram Campinas na tarde desta sexta-feira, 21 de fevereiro. O vento alcançou a velocidade de 27,2 km/h, às 13h50, em medição no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp. Choveu 26 milímetros no período da tarde, medidos no Córrego Serafim (Centro). 

Até as 16h39, foram registradas as seguintes quedas de árvores e galhos:

Região Leste

Vila Itapura: 1 

Região Norte

Jardim Chapadão: 4

Região Sul 

Vila Georgina: 1

Ponte Preta: 1 

Jardim Nova Europa: 2 

Jardim do Trevo: 2 

Parque da Figueira: 1 

Região Noroeste

Parque Itajaí: 1 

Região Sudoeste

Jardim Campos Elíseos: 1 

Parque Residencial Vila União 1

Três das quedas de árvores foram sobre veículos, na Vila Itapura (rua Coelho Neto, via com bloqueio total); no Chapadão (rua Dona Rosa de Gusmão, via com bloqueio no sentido bairro – centro) e no Jardim do Trevo (rua São Luís do Paraitinga, sinalizado com cavaletes). Não há vítimas. 

Houve ainda queda de um poste no Residencial Cosmo (Noroeste), um alagamento de imóvel no Cambuí (Leste) e uma habitação em risco no Jardim Maria Helena. 

As equipes de Serviços Públicos já estão nas ruas realizando a limpeza e desobstrução das vias. Agentes da Emdec monitoram o trânsito. 

Hospital Mário Gatti

O grande volume de água provocou goteiras no pronto-socorro do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. A equipe de ambiência e obras retirou preventivamente algumas placas do forro para evitar quedas. O atendimento não foi afetado.

Até o momento, não há registro de danos em outros prédios públicos. 

Alertas

A Defesa Civil de Campinas chama a atenção da população para evitar passar por áreas alagadas e se abrigar durante temporais. Há painéis na cidade que indicam os pontos críticos de alagamento que devem ser evitados quando está chovendo, e é importante respeitá-los. 
 
Recomenda-se também evitar ao máximo ter contato com água de enchente. Essa água pode estar contaminada e transmitir doenças infecciosas.  

A Defesa Civil do Estado de São Paulo lançou a ferramenta Cell Broadcast para emissão de alertas sonoros de emergência, em tempo real, em caso de eventos severos ou extremos, para todos os celulares do Estado de São Paulo conectados a uma antena de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. Não há necessidade de cadastro prévio: uma mensagem popup aparece na tela do celular. Após 10 segundos, pode-se usar novamente o aparelho.

Os moradores também podem se cadastrar para receber alertas por SMS. É preciso enviar uma mensagem com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199. O serviço é gratuito. 

Serviço:

Em caso de dúvidas ou pedido de ajuda:

– Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;

– Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;

– Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência;

– Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.

Post Comment