Geral

Chegada do outono promete trazer frente fria e acabar com a onda de calor em Campinas

As altas temperaturas que persistiram nos últimos dias têm uma data marcada para terminar. Além da chegada do Outono, esta quarta-feira (20) também sinaliza o fim da onda de calor. A chegada de uma nova frente fria trará mudanças significativas nas condições climáticas no primeiro dia da nova estação.

Esse fenômeno meteorológico não apenas causará uma queda nas temperaturas em todo o estado de São Paulo, podendo cair até 8°C em certas áreas, mas também trará o risco de tempestades em algumas regiões. Em Campinas, a temperatura máxima nesta sexta-feira (22) não ultrapassará os 25°C.

Segundo a previsão do Climatempo, a passagem desse sistema na noite de quarta-feira (20) intensificará as condições para tempestades no Oeste e Sul do Rio Grande do Sul. A umidade crescente resultará em mais nuvens e chuvas na metade norte do estado gaúcho, aumentando o risco de tempestades na Serra e na capital Porto Alegre.

Fim da onda de calor e chegada do Outono

O primeiro dia do Outono ainda será quente e abafado em São Paulo, Santa Catarina e Paraná, com a possibilidade de chuvas moderadas a fortes a partir da tarde, conforme o serviço meteorológico.

Na quinta-feira (21), com a chegada do sistema ao Sudeste, as chuvas se intensificarão em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, litoral Sul do Rio de Janeiro e na divisa entre esses dois estados com Minas Gerais. Nesse dia, o risco de tempestades aumentará, incluindo nas capitais.

O Climatempo esclarece que essa frente fria marca o fim do período de bloqueio atmosférico e da onda de calor no país. “Veremos a entrada de ar mais frio, que aliviará o calor intenso em muitos estados brasileiros. A semana terminará com temperaturas mais amenas no Sul e Sudeste, e uma redução nas temperaturas altas no Centro-Oeste.”

Frente fria em Campinas

A região de Campinas também experimentará um alívio do calor intenso com a chegada da frente fria.

É esperado um aumento nas chuvas, mais generalizadas e volumosas na região, juntamente com uma queda nas temperaturas entre sexta-feira (22) e o fim de semana, conforme indica o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.

Apesar desse alívio, a queda nas temperaturas não será tão abrupta, mas ventos mais fortes também contribuirão para reduzir a sensação de calor extremo.

Para ter uma ideia do que esperar, a previsão do Climatempo aponta uma mínima de 20°C e máxima de 25°C para sexta-feira (22), representando uma queda de 8°C na máxima em comparação com o dia anterior, já que a previsão para quinta-feira (21) é de mínima de 23°C e máxima de 33°C.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock