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Chef Troisgros dá aula de cozinha e simpatia no 3º Ceasa Gourmet

 

O chef Claude Troisgros deu uma aula de cozinha e de simpatia na terceira edição do Ceasa Gourmet, no último sábado, 12 de maio, no Mercado de Flores da Ceasa Campinas. A apresentação do chef francês, principal atração do evento, começou pouco depois das 12h e terminou por volta das 14h. Sempre com um sorriso no rosto e muita disposição para posar para fotos e dar autógrafos ao público, o premiado cozinheiro – que também faz sucesso na TV paga com os programas no canal GNT Que Marravilha e The Taste Brasil – preparou alguns pratos especiais, como crepaze de agrião com gorgonzola e tuile de amêndoas ao chocolate, para deleite do público. No total, cerca de 28 mil pessoas passaram pelo evento, um novo recorde de público aos sábados no local.

 

“A gastronomia não é mais uma onda. Cozinhar em casa hoje é um entretenimento. E melhora cada vez mais o jeito de se comer no País. Há uma evolução no paladar e no ato de comer do brasileiro. O produtor também cuida mais do seu produto”, disse Troisgros. Para ele, os programas sobre gastronomia na TV são uma consequência dessa mudança de hábito dos consumidores. “A gastronomia entrou na televisão justamente porque isso aconteceu”, afirmou.

 

Troisgros convidou algumas crianças que estavam presentes para acompanhar a aula-show de perto, sobre o palco. Ao final, a criançada pôde degustar as iguarias preparadas pelo chef. A plateia, que lotou o píer do Mercado de Flores, aplaudiu de pé a apresentação do francês. “Ele é demais! Adoro o Claude na televisão, e vê-lo aqui, ao vivo, está sendo fantástico. A Ceasa está de parabéns pela iniciativa”, comemorou Sílvia de Souza, de Campinas.

 

Cássio Flório e Edna Passarela Flório, de Valinhos, também aprovaram o evento. “Viemos cedo, aproveitamos para comprar umas flores no mercado e agora vamos ver o chef Claude. Está tudo muito bom e organizado”, disse Cássio.

 

 

 

Foto Ceasa

 

 

Antes da apresentação de Troisgros, o diretor-presidente da Ceasa, Wander Villalba, deu as boas-vindas a todos e anunciou a abertura da exposição Foto Ceasa – Festival Hercule Florence de Fotografia, que ficará à disposição do público do Mercado de Flores por um mês. “A Ceasa é uma empresa pública, aberta e que comercializa produtos de qualidade. Neste ano fizemos essa exposição de fotos, que retrata toda a nossa Ceasa, nossos produtos, personagens e programas sociais, em parceria com o Festival Hercule Florence e Aproccamp. É mais uma atração que oferecemos para vocês”, disse Villalba.

 

O Foto Ceasa é o resultado do trabalho de uma série de workshops realizada ao longo de quatro semanas dentro do entreposto. Mais de 60 fotógrafos, profissionais e amadores, retrataram os mercados, produtos, personagens do cotidiano e programas sociais da Ceasa Campinas. Uma caminhada fotográfica, com mais de 100 participantes, também foi realizada neste sábado e encerrou os trabalhos do projeto.

 

O projeto Foto Ceasa é uma parceria entre a Ceasa e a Aproccamp (Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas). “É uma semente que estamos plantando. As pessoas vêm para o Ceasa Gourmet e para ver a exposição de fotos e acabam se encantando com o Mercado de Flores. Por isso, temos que fazer outros eventos desse nível”, disse Fabiano Tiili, vice-presidente da Aproccamp.

 

 

 

Cozinha Show e restaurantes

 

 

A apresentação da Cozinha Show da Universidade São Francisco (USF), com a participação da chef Andreia Pimentel e equipe, também foi outro destaque do evento. Alunos e professores de Gastronomia da instituição fizeram o preparo de vários pratos, alguns com a prática da entomofagia (uso de insetos como matéria-prima), que chamaram a atenção do público e foram servidos em degustações. Muita gente arriscou experimentar pratos com larvas e até baratas preparadas pela equipe.

 

Mais uma vez, o Ceasa Gourmet contou com alguns dos melhores restaurantes de Campinas e região, com pratos de chefs preparados com ingredientes encontrados nos mercados da Ceasa, a preços acessíveis. No total, 18 estabelecimentos marcaram presença. O evento é promovido pela Ceasa Campinas em parceria com o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRCVB).

 

As duas primeiras edições, realizadas em maio e agosto do ano passado, fizeram muito sucesso, reunindo mais de 40 mil pessoas. Na segunda edição, a principal atração foi uma aula show do chef Felipe Bronze, outro que faz sucesso na televisão.

 

 

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