Ceprocamp de Campinas Oferece 150 Vagas em Cursos Técnicos Gratuitos para o Primeiro Semestre de 2024
O Ceprocamp, ligado à Fumec, tem como objetivo tornar a educação profissional acessível à comunidade de Campinas, especialmente para os economicamente vulneráveis. No primeiro semestre de 2024, serão oferecidas 150 vagas em cursos técnicos gratuitos de nível médio. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site http://www.fumec.sp.gov.br/ceprocamp, a partir de segunda-feira, 4 de dezembro, às 9h, até 15 de dezembro, às 23h59.
Os cursos disponíveis incluem Enfermagem (manhã), Administração (tarde e noite), Meio Ambiente (noite) e Segurança do Trabalho (noite), cada um com 30 vagas. As aulas ocorrem no Ceprocamp Centro, localizado na avenida 20 de novembro, 145, ao lado da Estação Cultura.
Andréa Jaconi, gerente dos Programas de Educação Profissional do Ceprocamp, destaca que o ensino técnico amplia significativamente as chances de inserção rápida no mercado de trabalho. Segundo ela, uma pesquisa recente do Insper, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e o Instituto Unibanco, revela que o investimento público na educação técnica é altamente rentável, proporcionando um retorno na remuneração superior a R$ 3 para cada R$ 1 investido.
A gestora ressalta que o ensino técnico é uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento econômico, contribuindo para formar mão de obra qualificada e atendendo às demandas das empresas. Uma vantagem adicional é que os alunos podem iniciar os estudos no segundo ano do ensino médio.
Fábio Nascimento da Silva, tecnólogo sanitarista e professor do Ceprocamp desde 2015, destaca o sucesso dos ex-alunos no mercado de trabalho, especialmente as mulheres na área ambiental, antes predominantemente masculina.
Para ingressar nos cursos técnicos do Ceprocamp, o candidato deve estar cursando o 2º ano do Ensino Médio Regular, o 2º termo do Ensino Médio/EJA em 2024, ou ter concluído o Ensino Médio. Além disso, é necessário ter idade mínima de 16 anos, exceto para os cursos de Segurança do Trabalho e Enfermagem, que requerem 18 anos até o início das aulas, programadas para 5 de fevereiro de 2024.