Connect with us

Geral

Ceprocamp abre 2.466 novas vagas para cursos gratuitos no 1º semestre de 2024

Ceprocamp

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), vinculado à Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), vai disponibilizar 2.466 novas vagas, tanto para cursos técnicos como de qualificação profissional, no primeiro semestre de 2024. 

Serão 150 vagas para os técnicos em Enfermagem (manhã), Administração (tarde e noite), Meio Ambiente (noite) e Segurança do Trabalho (noite). Cada turma tem 30 vagas. As aulas dos cursos técnicos, ministradas exclusivamente no Ceprocamp Centro, estão previstas para começar em 5 de fevereiro. 

A convocação dos classificados na 1ª chamada dos cursos técnicos está prevista para ocorrer no dia 16 de janeiro. As matrículas desta primeira etapa serão realizadas nos dias 18 e 19 de janeiro de 2024, das 9h às 19h, no Ceprocamp Centro (ao lado da Estação Cultura). 

Advertisement

Qualificação Profissional

Na qualificação profissional (cursos de 10 ou 20 semanas), há 2.316 vagas distribuídas em 31 cursos, oferecidas em 13 locais diferentes, em várias regiões das cidades (confira abaixo os locais). Houve ampliação da oferta de cursos nas unidades do Campo Belo (210 vagas) e Ceprocamp Tec – Vila Georgina (155 vagas), inauguradas em 2023. As matrículas para os cursos de qualificação profissional do Ceprocamp não necessitam de inscrição prévia e as vagas são preenchidas por ordem de chegada. Haverá a possibilidade de o candidato se inscrever em um segundo curso, em caso de vagas remanescentes, desde que não sejam no mesmo turno da primeira opção.

Entre as oportunidades, estão Auxiliar de Logística Básico, Introdução à Programação Python, Segurança em Serviços com Eletricidade, Auxiliar de Comércio Exterior, Porteiro e Controlador de Acesso e Auxiliar Administrativo Básico.

Advertisement

Os alunos do Ceprocamp, segundo critérios de elegibilidade, recebem passe de ônibus para os dias de curso, lanche e uniforme.

Os interessados devem se dirigir, a partir de 15 de janeiro de 2024,  até as unidades do Ceprocamp, localizadas no Centro, José Alves (Satélite Íris), Campo Grande, Ouro Verde, Campo Belo, Fumec Descentralizada Sul, Unidade Móvel Padre Anchieta, Unidade Móvel DIC V (Praça da Juventude), Unidade Móvel Monte Cristo, além das instituições parceiras CIC Vida Nova, Vila União e São Marcos (veja abaixo), e fazer a inscrição pessoalmente. 

Serão exigidos originais e cópias do RG, CPF, comprovantes de endereço e escolaridade, ter idade e os pré-requisitos exigidos para o curso escolhido até a data de início das aulas, possuir e-mail válido, além de 1 foto 3×4. 

Advertisement

Novas unidades

Em 2023, foram abertas duas novas unidades do Ceprocamp. Em julho, foi inaugurado o Ceprocamp Campo Belo, cujo prédio foi construído com uma tecnologia denominada Steel Frame (ou Light Steel Framing – LSF). O Steel Frame, também chamado de construção a seco, é um sistema construtivo formado por peças de aço galvanizado que, juntas, resultam no principal elemento estrutural da obra. 

O Centro de Educação de Jovens e Adultos da Fumec/Ceprocamp Campo Belo possui uma área construída de 712 metros quadrados, distribuída em dois pavimentos. No piso superior, estão uma sala de aula, uma sala de reuniões, uma sala de professores/administração, laboratório de informática e banheiros. No pavimento térreo, há duas salas de aula, refeitório, cozinha, depósito, recepção e banheiros. Ambos os pavimentos atendem às normas de acessibilidade. 

Advertisement

Para o primeiro semestre de 2024, estão previstas 240 vagas, distribuídas em sete cursos nos períodos da manhã, tarde e noite.

O Ceprocamp Tec, localizado na Vila Georgina, é voltado para formações na área de tecnologia. Inaugurado com o curso de Programação Python, abrigará, no primeiro semestre de 2024, abrigará sete cursos, nos períodos da manhã, tarde e noite, totalizando 155 novas oportunidades de qualificação.

Vagas para qualificação profissional no 1º semestre de 2024:

Advertisement

Centro: 640

Ouro Verde: 205

José Alves: 205

Advertisement

Campo Grande: 300

Campo Belo: 210

Cambará: 14

Advertisement

Cic Vida Nova: 30

Vila União: 30

São Marcos: 51

Advertisement

Unidade Móvel Padre Anchieta: 204

Unidade Móvel Monte Cristo: 136

Unidade Móvel DIC V: 136

Advertisement

Sul: 155

Onde buscar qualificação

– Ceprocamp Centro – Avenida Vinte de Novembro, 145, Centro – ao lado da Estação Cultura 

Advertisement

– Ceprocamp José Alves – Avenida Professor Mário Scolari, 91, Satélite Iris

– Ceprocamp Ouro Verde – Rua Armando Frederico Renganeschi, 61, Jardim Cristina – localizado no Horto Shopping ao lado do Terminal Ouro Verde 

 – Ceprocamp Campo Grande – Rua Edson Luiz Rigonatto, 1.343, Bairro Jardim Santa Clara 

Advertisement

– Ceprocamp Cambará – Avenida Emelly Cristienne Giovanini, s/nº, DIC IV

– Ceprocamp Campo Belo – Rua Ademir Cubero Ruano, s/n, Jardim Campo Belo

– Ceprocamp Tec (Fumec Descentralizada Sul) – Avenida Eng. Antônio Francisco de Paula Souza, 1.554, Vila Georgina

Advertisement

Instituições parceiras

CIC Vida Nova – Rua Odete Therezinha Octaviano Santucci, 99, Vida Nova 

Vila União – Rua Dusolina Leone Tournieux, 143, Vila União

Advertisement

São Marcos – Rua Dermeval da Silva Pereira, s/nº, São Marcos – esquina com a Avenida André Grabois

Unidades Móveis

Unidade Móvel Padre Anchieta – Avenida João Paulo II, 110, Vila Padre Anchieta, ao lado do Terminal Padre Anchieta

Advertisement

Unidade Móvel DIC V – Praça da Juventude – Avenida Abigail Zeni Nader, S/Nº, DIC V, Praça da Juventude

Unidade Móvel Monte Cristo – Rua Wabi Abdala Gnatos, 07, Jardim Monte Cristo (Associação Douglas Andreani) 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare