Geral
Centro de Arte Flamenca promove curso de férias Cante por Tangos
Apresentado ao vivo, o cante é tão fundamental quanto o baile e a guitarra
O Centro de Arte Flamenca (CAF) promove o curso de férias “Oficina de Cante por Tangos”, de 24 a 27 de julho, das 19h às 20h, com a professora Helena de los Andes.
De acordo com Lu Garcia, diretora do CAF, o “cante” apresentado ao vivo é peça fundamental do flamenco, tão essencial quanto o “baile”. Junto com a guitarra, o trio forma essa arte que melhor identifica a cultura espanhola. O curso é recomendado a “bailaores” e “cantaores”.
“Vamos navegar por tangos na árvore genealógica do cante flamenco, montar juntos uma estrutura musical para o baile, e com isso, aprofundar nosso conhecimento dessa arte tão especial que é o flamenco” adianta Lu Garcia.
Sobre Helena de los Andes
Maria Helena Muller Serikawa, jornalista, cantora, compositora, roteirista e empresária. Atuou no chamado “Circuito Alternativo” em São Paulo nos anos 80 e 90. A convite da Tarantos Cia de Arte y Baile Flamenco, fundada por Angela Mari Menta e Marina M Herrero, iniciou-se como cantaora em 1991. A partir de 1996, passou a trabalhar com todas as companhias de São Paulo e Campinas. Atuando ao lado do cantaor gitano Mario Vargas e da diretora Marina Herrero, desenvolveu seus estudos de cante flamenco, de 1991 a 1995. Aprimorou técnica e divisão rítmica com o maestro Luciano de Paula, no período de 1997 a 2001. Dentre as diversas companhias de baile flamenco onde atuou, destacam-se: Luceros Arte Flamenco e D’Art Flamenco. Desde 1997, canta para o Centro de Arte Flamenca de Campinas.
Sobre o Centro de Arte Flamenca
O Centro de Arte Flamenca (CAF) é a primeira escola de dança de Campinas (SP) a ministrar exclusivamente o ritmo. A fundadora e diretora do CAF, Lu Garcia – moradora de Campinas desde criança e neta de espanhóis – iniciou a carreira na dança há mais de 30 anos com o balé e, na década de 1990, ao morar na Espanha, apaixonou-se pelo flamenco e trouxe o autêntico e original baile quando retornou à Campinas.
Depois de ministrar a arte em escolas de dança convencionais, decidiu, em 1997, criar o CAF, que comemora 20 anos em 2017. Além de ensinar os passos da dança, o objetivo do projeto é divulgar a arte por meio de música ao vivo, apresentações periódicas, palestras, exposições, tablaos, workshops com renomados artistas, promoção em Campinas de eventos similares aos tradicionais na Espanha, entre outras iniciativas.
O Centro de Arte Flamenca vem, deste então, enaltecendo e valorizando a tradição da Espanha na região, formando os melhores bailaores da redondeza neste rico período.
Serviço:
“Oficina de Cante por Tangos” – com a cantaora Helena de los Andes
Data: de 24 a 27 de julho, das 19h às 20h
Local: Centro de Arte Flamenca (CAF) – Rua Barão de Paranapanema, 401 – Bosque, Campinas
Inscrições e informações: (19) 99774-5900 (whatsapp)