Cemitérios, considerados museus a céu aberto, são tema de exposição
A mostra “Ressurgemus – Um Olhar sobre a Morte | Como os vivos enterram seus mortos” apresenta o trabalho dos artistas Arnaldo Xavier e Renata Nascimento, que visitaram cemitérios por diversas cidades do Brasil, Chile e Argentina, resultando em 36 imagens e textos. A mostra poderá ser conferida de 3 a 30 de junho, no Museu da Imagem e do Som de Campinas, com entrada gratuita.
Os cemitérios carregam sempre a imagem de um local de saudade e despedida. Associado à morte, trazem uma possibilidade de reflexão sobre essa permanente e categórica interrupção da vida. “Mas em diversos lugares do mundo, um cemitério é considerado também um museu a céu aberto que permite reconstituir a história das pessoas sejam de famílias tradicionais, políticas ou pobres infelizes enterrados numa cova qualquer. Diante da opulência das cidades, a arte cemiterial nos leva a reflexão dando oportunidades de nos vermos através de como enfrentamos nosso adeus”, refletem os artistas.
Segundo eles, os cemitérios concedem uma série de percepções históricas e culturais, pois as sociedades projetam nos túmulos seus valores, crenças religiosas, ideologias e estruturas socioeconômicas. “Fotografar um cemitério é direcionar um novo olhar sobre a morte e através de imagens falar de memórias, mistérios, costumes, saudades, histórias e sentimentos”, concluem.
Serviço
Exposição “Ressurgemus – Um Olhar sobre a Morte | Como os vivos enterram seus mortos”
Quando: de 3 a 30 de junho.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Campinas (Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859, Centro. Campinas).