Ceasa Campinas amplia distribuição de alimentos com auxílio da tecnologia
Legumes, verduras e frutas da Ceasa Campinas, em parceria com o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), alimentam famílias de Campinas e 18 cidades da região, com produtos nutritivos e próprios para o consumo.
Hortifrútis que podem ter perdido valor comercial por causa de detalhes, como um leve amassado na casca, por exemplo, passam por triagem e são encaminhados a entidades e programas assistenciais.
A presidente da Ceasa Campinas, Walquyria Majeveski, destaca que a parceria com o ISA demonstra como a união entre tecnologia, gestão e solidariedade amplia o impacto social ao contribuir com a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade e combater o desperdício.
“A Ceasa Campinas conecta produção, comércio e responsabilidade social. O trabalho do ISA mostra que é possível transformar o que seria descartado em alimento de qualidade para milhares de pessoas na nossa região”, ressalta Walquyria.
Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA)
O ISA é uma Organização da Sociedade Civil que fica dentro da Ceasa Campinas e é formada por permissionários da central.
– Em 2025, o ISA arrecadou mais de 3.600 toneladas de hortifrutis
– Os alimentos são provenientes, principalmente, das doações feitas pelos permissionários.
– Atualmente, o instituto atende 71 entidades fixas com distribuição semanal de alimentos,
– Beneficia instituições de 18 municípios da região,
– Tem parcerias com programas como Bancos de Alimentos, Mesa Brasil SP e Prato Cheio SP.
Tecnologia e processo eficiente
Para tornar o processo mais eficiente, o instituto conta com tecnologias desenvolvidas pela Engenharia de Alimentos da Unicamp.
Esteira de triagem – É um dos principais equipamentos, permite a separação criteriosa dos produtos recebidos. Com o sistema, os funcionários selecionam os alimentos adequados para consumo humano, enquanto os demais são destinados à compostagem ou à alimentação animal.
Esteira de higienização – Faz a pré-lavagem com água e a pré-secagem dos alimentos. O procedimento ajuda a garantir que frutas, legumes e verduras cheguem em boas condições às instituições atendidas.
Câmaras frias – Duas câmaras frias móveis (contêineres refrigerados) mantém os alimentos na temperatura ideal e dentro dos padrões de conservação exigidos.
Qualidade na alimentação
O impacto do trabalho é reconhecido pelas entidades atendidas. O nutricionista Luciano Almeida, da Sociedade Humana Despertar (SHD), destaca a qualidade da alimentação.
“O trabalho do ISA é fundamental para a alimentação diária de crianças e idosos aqui da instituição. Depois que iniciamos essa parceria, com as doações semanais de legumes e frutas, aumentou a qualidade das refeições”, afirma.
Para a Nisfram (Nações, Ipiranga, São Francisco e Maracanã – bairros ao redor da sede), organização social de Sumaré, os alimentos doados contribuem para refeições mais nutritivas e saudáveis aos atendidos.
Os alimentos do ISA ajudam a alimentar, com qualidade, famílias de Taboão da Serra, por meio do Banco de Alimentos.