Casa do Empreendedor alerta para mudanças no sistema do Governo Federal
O microempreendedor individual (MEI) que procurar a Casa do Empreendedor deverá ficar atento às mudanças implementadas pelo Governo Federal nesta sexta-feira, 18 de março. Para qualquer tipo de alteração, mesmo o MEI que já tenha cadastro na plataforma gov.br, terá que aderir ao nível prata ou ouro.
A nova regra também vale para quem procurar o serviço para fazer a abertura da empresa. A plataforma do Governo Federal possui três tipos de usuários:
– Nível bronze: apenas o cadastro com login e senha;
– Nível prata: integração da conta do gov.br com a conta bancária;
– Nível ouro: identificação do usuário por meio de biometria facial.
A Casa do Empreendedor recomenda que os usuários estejam com o aplicativo instalado para que, em caso de alguma pendência, a atualização para os níveis prata e ouro já possa ser feita de imediato, para garantir o prosseguimento do atendimento.
Nova mudança
Houve outra mudança importante. O MEI deve levar ao atendimento presencial o número do CNPJ. Antes, o número podia ser consultado na hora pelos atendentes da Casa do Empreendedor no site do Certificado de Condição de MEI (CCMEI). Agora, o Governo Federal não permite mais esse acesso, o que inviabiliza o atendimento caso o MEI não tenha o número em mãos.
As mudanças no sistema foram feitas sem aviso prévio, pegando de surpresa os atendentes da Casa do Empreendedor e os MEIs, o que provocou lentidão no atendimento, nesta sexta-feira.
O atendimento ao Microempreendedor Individual é feito de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 16h, somente mediante agendamento pelo site do Portal do Cidadão – cidadao.campinas.sp.gov.br.
A Casa do Empreendedor fica no prédio do Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (CPAT) localizado na avenida Campos Salles, 427, no centro de Campinas.
Já o acesso à plataforma de serviços digitais do Governo Federal pode ser feita pelo site acesso.gov.br ou pelo aplicativo gov.br.