Geral

Carlos Gomes é homenageado com música e flores. Acompanhe a programação

As comemorações do Mês Carlos Gomes continuam com atividades diversas até o dia 30 de setembro. Nesta  sexta-feira, 16 de setembro, foi realizada uma homenagem no monumento-túmulo do compositor, localizado na Praça Bento Quirino, no Centro. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, agradeceu: “gratidão às entidades e pessoas que por tantos anos cultuam e homenageiam a memória deste ilustre compositor campineiro”.


É uma honra estarmos aqui, no monumento-túmulo, homenageando Carlos Gomes, o artista campineiro que conquistou o mundo e cuja memória tem sido mantida viva por conta de todas as entidades que se dedicam”, disse a secretária.


Alexandra lembrou que as comemorações do Mês Carlos Gomes, este ano, têm priorizado a popularização dos eventos, de forma a que venham conquistar a cidade por sua importância histórica e cultural. A programação de 2022 incluiu um festival gastronômico, e outras atrações ainda ocorrerão até o final do mês. A agenda completa está disponível no Portal da Cultura (https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/2022-mes-carlos-gomes).


Flores no monumento-túmulo
Para homenagear o compositor, houve deposição de corbélia de flores pelas entidades CCLA, Conservatório Carlos Gomes, Rotary Carlos Gomes e Lions Carlos Gomes. O Conservatório Carlos Gomes e a Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL) Campinas fizeram uma apresentação musical. Hoje, sexta-feira, às 19h30, haverá uma apresentação de “Carlos Gomes – Cenas Operísticas”, na Casa d’ Itália, no Cambuí.


No sábado, dia 17, uma caminhada percorrerá locais da cidade que foram significativos na vida do artista, no Roteiro Carlos Gomes a Pé. Já o domingo terá duas atividades: Missa na Igreja Divino Salvador, seguido de Almoço Musical Homenagem a Carlos Gomes promovido pelo Clube dos 21 Irmãos Amigos de Campinas. Quem quiser participar do almoço ou obter mais informações sobre o evento pode escrever para o whatsapp (19) 99121.0605.


Serviço
17 de setembro – sábado, 10h
Roteiro Carlos Gomes a Pé
Passeio pelos lugares que marcaram a vida de Carlos Gomes em Campinas
Local: Centro de Convivência Cultural
18 de setembro – domingo, 10h
Missa Igreja Divino Salvador
Apresentação do Coral PIO XI
Av. Júlio de Mesquita – Cambuí
18 de setembro – domingo, 12h30
Almoço Musical Homenagem a Carlos Gomes
Clube dos 21 Irmãos Amigos de Campinas
Palestra: Carlos Alberto Marchi de Queiroz – Autor do Livro “Quem Matou a Mãe de Carlos Gomes”
Parte artística: poetas e Jairo Silveira (tecladista)
Local: Rotary Cambuí (Associação dos Rotarianos de Campinas) Rua Benjamin Constant, 1.704 – Centro
Sobre a Semana e o Mês Carlos Gomes

A Semana Carlos Gomes foi instituída em Campinas pela lei municipal nº 9.152, de 1996. No entanto, com o objetivo de difundir cada vez mais a obra de Carlos Gomes e o vasto material deixado pelo compositor campineiro, a Comissão Organizadora estendeu a programação para todo o mês de setembro. O Mês Carlos Gomes foi instituído pela lei municipal nº 14.909 de 2014.

Sobre Carlos Gomes

Antonio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, no dia 16 de setembro de 1896. Foi compositor de óperas, gênero ao qual dedicou a maior parte de sua produção musical. Começou a estudar música com o pai e continuou os estudos no Conservatório do Rio de Janeiro. Ganhou uma bolsa de estudos e foi se aperfeiçoar na Europa, em Milão, na Itália, onde se diplomou.

Em março de 1870, a sua ópera mais famosa, “O Guarani”, estreou no Teatro Scala de Milão e, da Itália, a obra ganhou fama por toda a Europa, consagrando Carlos Gomes. Doente e com dificuldades financeiras, ele teve que voltar ao Brasil em 1892. Foi para Belém para ocupar o cargo de diretor do Conservatório de Música na capital do Pará, onde morou até morrer, no dia 16 de setembro de 1896.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock