Carlos Gomes é homenageado com música e flores. Acompanhe a programação
As comemorações do Mês Carlos Gomes continuam com atividades diversas até o dia 30 de setembro. Nesta sexta-feira, 16 de setembro, foi realizada uma homenagem no monumento-túmulo do compositor, localizado na Praça Bento Quirino, no Centro. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, agradeceu: “gratidão às entidades e pessoas que por tantos anos cultuam e homenageiam a memória deste ilustre compositor campineiro”.
É uma honra estarmos aqui, no monumento-túmulo, homenageando Carlos Gomes, o artista campineiro que conquistou o mundo e cuja memória tem sido mantida viva por conta de todas as entidades que se dedicam”, disse a secretária.
Alexandra lembrou que as comemorações do Mês Carlos Gomes, este ano, têm priorizado a popularização dos eventos, de forma a que venham conquistar a cidade por sua importância histórica e cultural. A programação de 2022 incluiu um festival gastronômico, e outras atrações ainda ocorrerão até o final do mês. A agenda completa está disponível no Portal da Cultura (https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/2022-mes-carlos-gomes).
Flores no monumento-túmulo
Para homenagear o compositor, houve deposição de corbélia de flores pelas entidades CCLA, Conservatório Carlos Gomes, Rotary Carlos Gomes e Lions Carlos Gomes. O Conservatório Carlos Gomes e a Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL) Campinas fizeram uma apresentação musical. Hoje, sexta-feira, às 19h30, haverá uma apresentação de “Carlos Gomes – Cenas Operísticas”, na Casa d’ Itália, no Cambuí.
No sábado, dia 17, uma caminhada percorrerá locais da cidade que foram significativos na vida do artista, no Roteiro Carlos Gomes a Pé. Já o domingo terá duas atividades: Missa na Igreja Divino Salvador, seguido de Almoço Musical Homenagem a Carlos Gomes promovido pelo Clube dos 21 Irmãos Amigos de Campinas. Quem quiser participar do almoço ou obter mais informações sobre o evento pode escrever para o whatsapp (19) 99121.0605.
Serviço
17 de setembro – sábado, 10h
Roteiro Carlos Gomes a Pé
Passeio pelos lugares que marcaram a vida de Carlos Gomes em Campinas
Local: Centro de Convivência Cultural
18 de setembro – domingo, 10h
Missa Igreja Divino Salvador
Apresentação do Coral PIO XI
Av. Júlio de Mesquita – Cambuí
18 de setembro – domingo, 12h30
Almoço Musical Homenagem a Carlos Gomes
Clube dos 21 Irmãos Amigos de Campinas
Palestra: Carlos Alberto Marchi de Queiroz – Autor do Livro “Quem Matou a Mãe de Carlos Gomes”
Parte artística: poetas e Jairo Silveira (tecladista)
Local: Rotary Cambuí (Associação dos Rotarianos de Campinas) Rua Benjamin Constant, 1.704 – Centro
Sobre a Semana e o Mês Carlos Gomes
A Semana Carlos Gomes foi instituída em Campinas pela lei municipal nº 9.152, de 1996. No entanto, com o objetivo de difundir cada vez mais a obra de Carlos Gomes e o vasto material deixado pelo compositor campineiro, a Comissão Organizadora estendeu a programação para todo o mês de setembro. O Mês Carlos Gomes foi instituído pela lei municipal nº 14.909 de 2014.
Sobre Carlos Gomes
Antonio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, no dia 16 de setembro de 1896. Foi compositor de óperas, gênero ao qual dedicou a maior parte de sua produção musical. Começou a estudar música com o pai e continuou os estudos no Conservatório do Rio de Janeiro. Ganhou uma bolsa de estudos e foi se aperfeiçoar na Europa, em Milão, na Itália, onde se diplomou.
Em março de 1870, a sua ópera mais famosa, “O Guarani”, estreou no Teatro Scala de Milão e, da Itália, a obra ganhou fama por toda a Europa, consagrando Carlos Gomes. Doente e com dificuldades financeiras, ele teve que voltar ao Brasil em 1892. Foi para Belém para ocupar o cargo de diretor do Conservatório de Música na capital do Pará, onde morou até morrer, no dia 16 de setembro de 1896.