Capacitação online da Saúde conta com mais de mil visualizações
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa, Departamento de Saúde e Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (Cets), promoveu, nesta sexta-feira, dia 10 de julho, uma capacitação sobre a situação de Campinas durante a pandemia da Covid-19. A ação foi voltada para gestores e profissionais da saúde, com foco na atenção primária.
O encontro virtual, transmitido pelo Youtube, com o apoio da PUC-Campinas, contou com quatro palestras sobre os seguintes temas: Situação Epidemiológica sobre a COVID-19 em Campinas e perspectivas; Diagnóstico Laboratorial; Manejo Clínico na Atenção Básica; e Ações de prevenção e controle.
“Foi um momento muito rico que permitiu a troca de experiência e esclarecimento de diversas dúvidas. A capacitação atingiu um público bastante expressivo que, talvez, uma capacitação presencial não conseguisse atingir”, avaliou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben.
Também segundo a diretora, a comunicação com a rede vem sendo feita por meio dos Boletins Epidemiológicos, conteúdos de orientação e protocolos desenvolvidos durante a pandemia. “O Devisa buscou a todo momento se comunicar com a rede municipal de saúde por meio dos materiais que são produzidos e disponibilizados no hotsite do coronavírus”, disse. “Ainda assim, reunir gestores e trabalhadores em um encontro, mesmo que virtual, foi muito importante porque possibilitou dialogar com as dúvidas e propiciar o esclarecimento de vários questionamentos. Tenho certeza de que este encontro vai contribuir para o município aprimorar ainda mais as ações de prevenção e controle da pandemia”, completou.
Durante a capacitação, os palestrantes também destacaram algumas ações adotadas pelo município que são essenciais e inovadoras para o combate à pandemia, entre elas estão a criação do site da Covid-19 https://covid-19.campinas.sp.gov.br que centraliza todas as informações sobre a doença e as medidas adotadas; implantação do Atestado Sanitário; implementação da Declaração de Estabelecimento Responsável; ações de fiscalização; atuação rigorosa nas Instituições de Longa Permanência para Idosos, dentre outras.
Participação
Segundo os organizadores, a capacitação contou com mais de mil acessos, o que, associado ao expressivo número de interações via chat, demonstra o resultado positivo da atividade.
As 56 perguntas feitas pelos participantes foram organizadas em três blocos divididos em: gestão e condução das estratégias de enfrentamento; questões relacionadas aos profissionais da saúde e teste laboratorial; e manejo de casos nos serviços de Atenção Básica. As questões que não foram respondidas durante o evento, serão respondidas e disponibilizadas no hotsite da Covid-19.
O conteúdo da transmissão ficará disponível no YouTube e poderá ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=TW1WnbWofeU&t=10104s. Em breve estará, também, no hotsite https://covid-19.campinas.sp.gov.br/videoaulas, na área das videoaulas.
Temas e palestrantes
“Situação Epidemiológica sobre a Covid-19 em Campinas e Perspectivas”
Com a dra. Andréa von Zuben
Médica Veterinária Sanitarista
Epidemiologista
Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Campinas
“Diagnóstico Laboratorial”
Com o dr. Rodrigo Angerami
Médico infectologista
Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Campinas
“Manejo Clínico na Atenção Básica”
Com o dr. Augusto Cesar Lazarin
Médico Pediatra e Sanitarista
Apoio à Gestão e Planejamento
Departamento de Saúde da SMS Campinas
“Ações de prevenção e controle”
Com a dra. Valéria Almeida
Médica Infectologista
Coordenadora da Vigilância de Agravos e Doenças
Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Campinas