Geral

Campinas registra queda em intenção de vagas na Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação recebeu 6.793 cadastros de intenção de vagas para Educação Infantil (creches e pré-escola) para o próximo ano. O número é 10% menor se comparado com as inscrições do ano passado, que foram 7.572. O público alvo são crianças de 0 a 5 anos. O cadastro foi encerrado na última quinta-feira, dia 20 de outubro. 

 

Segundo o secretário Municipal de Educação, José Tadeu Jorge, há alguns fatores que impactaram nos números. “Ampliamos 720 vagas na Educação Infantil no último ano por meio da entrega de três novas creches. Também fizemos reformas para ampliar os espaços em escolas já existentes e reforçamos o quadro de profissionais das unidades com a contratação por concurso público”. 

 

Outro fator que deve ser considerado é a migração de alunos da rede particular para as escolas municipais durante o período de pandemia. Com a retomada das escolas, já é possível detectar o efeito inverso.

 

Atendimento

 

O maior número de cadastros recebidos este ano, um total de 2.725, são de crianças com idade entre um ano e sete meses até três anos. Em seguida, vem os que têm até um ano e seis. Ao todo são 2.349 inscrições deste público. O menor número de cadastros, 1.719 foram os de crianças com idade entre 3 a 5 anos.

 

“A pretensão da Secretaria de Educação é atender todas as crianças cadastradas. A partir de agora, as escolas entram em planejamento para ter a exatidão da demanda que será possível atender em 2023”, explicou o Secretário de Educação, José Tadeu Jorge.

 

A Secretaria Municipal de Educação vai construir 21 escolas nos próximos dois anos. São 16 creches e cinco unidades de Ensino Fundamental. Com isso, o número de vagas na Educação Infantil será ampliado em até cinco mil vagas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock