Campinas realiza II Conferência Municipal de Segurança Alimentar
Com o objetivo de elaborar propostas e discussões para a efetivação da política municipal de segurança alimentar e nutricional, Campinas realiza a segunda conferência nesta área. O evento, que traz como tema “O que Temos e o que Queremos?”, ocorre nos dias 17 e 18 de outubro, na sede do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Avenida Brasil, 2880, Vila Nova.
Organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSAN), com apoio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar está estruturada a partir de três eixos: acesso ao alimento; produção e abastecimento de alimentos; educação alimentar e nutricional.
As inscrições devem ser realizadas até a próxima segunda-feira, dia 14 de outubro, pelo endereço eletrônico: bit.ly/IIConferenciaMunicipaldeSANdeCampinas .
Na conferência serão abordadas questões relacionadas à interlocução entre programas sociais e o combate a fome; diretrizes da educação alimentar e nutricional dentro do Sistema Público de Segurança Alimentar e Nutricional, e os caminhos para a conscientizar a população sobre uma melhor alimentação.
Também será apresentado um panorama das políticas públicas relacionadas à produção agrícola em meio urbano.
Entre os palestrantes estão a responsável pela área de Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Gisleide Abreu; o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Paulo Castro, e a coordenadora geral de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, Kelliane Fuscaldi.
Programação
17 de outubro
13h30 – Boas vindas
14h – Abertura
14h30 – Palestra Magna
15h – Leitura e Aprovação do Regimento
16h – Encerramento
18 de outubro
8h – Boas vindas
8h30 – Mesa redonda:
– Educação Alimentar e Nutricional
– Agricultura Urbana e Periurbana
– Acesso aos Alimentos e Programas Sociais
10h – Café
10h30 – Diagnóstico de Segurança Alimentar e Nutricional no Município de Campinas
11h – Debate
12h – Almoço
13h – Discussão por Eixos
15h – Plenária
16h – Encerramento.