Campinas participa de seminário chinês para promoção de negócios
Campinas participou na manhã desta sexta-feira, 30 de julho, de um seminário chinês virtual para promoção de negócios entre cidades-amigas ao redor do mundo.
A Prefeitura de Campinas foi representada pelo prefeito Dário Saadi e pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi.
O evento foi promovido pela cidade chinesa Dongguan e, além de Campinas, participaram as cidades de Maringá (Paraná), Wappertal (Alemanha), Holon (Israel); Barcelos Portugal); Pancevo (Sérvia) e Kryvyi (Ucrânia).
“Campinas é uma cidade com mais de um milhão de habitantes e sede de uma região metropolitana com mais de três milhões. É um importante centro de tecnologia e inovação no Brasil e um grande centro de oportunidades”, destacou o prefeito Dário.
Já a secretária Adriana Flosi – que também é presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) – informou que Campinas é responsável por cerca de 15% da produção científica nacional, e que, segundo o Urban System 2020, é a terceira cidade mais inovadora do Brasil.
Informou ainda que Campinas tem cinco parques tecnológicos e o projeto Sirius, que é um superlaboratório síncrotron de 4ª geração.
Pontuou também que Campinas tem 19 instituições de ensino superior, e que é a líder brasileira em número de patentes no exterior.
“Temos também o Aeroporto Internacional de Viracopos, que é o maior aeroporto de carga do Brasil e o terceiro maior aeroporto de carga do mundo, de acordo com a Air Cargo World 2020. Viracopos também foi eleito por 13 vezes consecutivas como o melhor aeroporto de passageiros do Brasil”, afirmou a secretária.
“Além disso, de acordo com o Ranking do Sistema Urbano 2020, somos a segunda cidade com melhor infraestrutura do Brasil. Campinas é a 11ª cidade mais rica do Brasil, concentrando mais de 50 mil empresas e o terceiro maior parque industrial do país. Nosso Produto Interno Bruto (PIB) equivale ao de países como Bolívia e Paraguai”, acrescentou.
Além de prefeituras das cidades participantes, o evento contou também com representantes de universidades e de empresas. Foi realizado às 9h no horário de Brasília, 20h no horário de Pequim.