Campinas participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos com eventos online
O Arquivo Municipal de Campinas participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos, que será realizada em todo o País entre os dias 7 a 11 de junho de 2021. A programação será virtual, adaptada às necessidades da pandemia, com eventos online. Serão realizados uma oficina e dois webinários (seminários pela internet). As inscrições já estão abertas para o público.
O tema da 5ª Semana Nacional de Arquivos é “Empoderando Arquivos”.
O responsável pela ação no Brasil é o Arquivo Nacional. Em Campinas, a organização da programação é da equipe do Arquivo Municipal.
A escolha da temática propõe a reflexão sobre como os arquivos, por meio do acesso à informação, atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental, permitindo monitorar o trabalho feito pelos governos e garantir aos cidadãos a proteção de seus direitos. São outros objetivos da Semana ampliar o trabalho em rede, a colaboração e o apoio de outras áreas para capacitar os arquivos e seus profissionais, e a melhor compreensão de outros setores e o público em geral sobre o trabalho desenvolvido nos arquivos.
Em Campinas, a programação será entre os dias 8 e 11 de junho. É preciso inscrição prévia e haverá emissão de certificado aos participantes.
A oficina terá como tema “Arquivos digitais na pandemia: como organizar e gerir”, em dois encontros (8 e 10/06), das 19h às 20h30. Estão sendo oferecidas 30 vagas.
A mediação da oficina ficará a cargo do coordenador do Arquivo Municipal de Campinas, Antonio Carlos Galdino.
Durante a oficina serão abordadas as mudanças trazidas pela pandemia do novo coronavírus para as rotinas de todos, com aulas online, demandas e ferramentas de trabalho, muitas vezes utilizadas de forma remota.
“As reuniões online também se tornaram prática comum, e muitas vezes são gravadas. Essa nova realidade trouxe uma infinidade de arquivos digitais: vídeos das reuniões para registro, vídeo aulas, relatórios e outros documentos compartilhados apenas de forma digital, além de um grande fluxo de troca de imagens, realizado por exemplo entre professores e alunos da educação básica, para acompanhamento das tarefas escolares”, avalia Rita Francisco, Especialista Cultural do Arquivo Municipal de Campinas e parte da comissão organizadora do evento. São várias reflexões que nortearão a oficina. “Como administrar todos esses numerosos e diversos tipos de arquivos? Sabemos como arquivá-los? Sabemos como garantir que sejam facilmente encontrados quando necessário? Como garantir sua preservação? Sem uma correta gestão documental desses arquivos, corremos o risco não só de não os localizar como também de perder os registros de um período que certamente ficará marcado na História”, explica.
As inscrições para a oficina “Arquivos digitais na pandemia: como organizar e gerir” podem ser feitas em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSch-JKlFPhzkftvOMKFxnxcPHme9TAqU7J4EqFQjERUGvIZkg/viewform. No formulário de inscrição, os participantes podem contribuir para a discussão, registrando suas dúvidas e dificuldades durante esse processo de administração dos arquivos digitais.
Webnários
Os seminários virtuais serão realizados nos dias 9 e 11 de junho, sempre a partir das 14h, em um canal na internet.
O tema do webinário 1 é “Os arquivos fora das instituições arquivísticas: uma discussão sobre acervos e políticas de memória”, no dia 9. Abertura com Antônio Carlos Galdino, do Arquivo Municipal de Campinas. A mediação será de Rafael de Araújo Oliveira, do Programa de Especialização em Patrimônio/Iphan.
No webnário 1, o tema será desdobrado com três apresentações: “Arquivos de orquestra: reflexões sobre a constituição de um acervo musical e o papel do músico-arquivista”, com Carô Tenório, da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas; “A materialidade nos registros do Patrimônio Imaterial: a constituição do acervo documental/digital, acesso e difusão cultural”, com Marcela Bonetti , da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas; e “Arquivo vivo na escola: experiências compartilhadas, memórias e histórias preservadas”, com
Renata Reis Pereira Matielo Fonseca, da CEI Maria da Gloria Martins, da Secretaria Municipal de Educação de Campinas.
A inscrição para o webinário 1 é aberta a todos os interessados e deve ser feita no endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMQ38jQ4IQHX8NE4DFrt8PAy-EOPKB0Jes3CYAl2zd5FSLtQ/viewform?usp=sf_link.
No webnário 2, na tarde do dia 11 de junho, o tema é “Arquivos e história das cidades: fontes documentais e novos estudos urbanos”. A abertura será feita por Rita Francisco, do Arquivo Municipal de Campinas, com mediação de Josianne Cerasoli, do IFCH Unicamp.
Também serão três apresentações no webnário 2: “Digitalização da Série Obras Particulares do Arquivo Histórico de São Paulo: Políticas Públicas e novos horizontes historiográficos”, com Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, da Faculdade de Arquite Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP); “Patrimônio industrial: diversidade de fontes documentais”, com Denise Fernandes Geribello, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD-UFU); e “Arquitetura italiana no Interior do Estado de São Paulo”, com Miguel Buzzar, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP).
Inscrição para o webinário 2 está disponível no endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMiJhn8nVJznJQYYdp5hcaSm2dAFuX_Aj6pnfC5IsxNNHu0A/viewform, também aberta a toda comunidade.
Semana nacional
A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o Brasil. O objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos.
Em 2021, sua 5ª edição será de 7 a 11 de junho. A data se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e ocorre a Semana Internacional dos Arquivos 2021, ambos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA).
A data em homenagem aos arquivos faz parte de um calendário internacional. A cada ano, o ICA lança um tema diferente para inspirar os eventos. O deste ano é “Empoderando arquivos”.
No Brasil, o responsável por organizar a Semana é o Arquivo Nacional. Além de promover seus próprios eventos durante a Semana Nacional de Arquivos, o Arquivo Nacional realiza a mobilização das instituições para se engajarem na iniciativa e auxilia na divulgação da ação.
A programação nacional completa estará disponível a partir do início de junho no site http://semanadearquivos.an.gov.br.