Campinas marca presença em inauguração do consulado de Guiné Bissau
Campinas marcou presença na inauguração da representação consular da Guiné Bissau, que ocorreu nesta quinta-feira, dia 21 de março, na cidade de São Paulo. O consulado vai assistir a comunidade guineense no Brasil e ajudar brasileiros que quiserem visitar, fixar residência, estudar ou investir no país africano.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, que representou Campinas no evento, as relações entre Brasil e Guiné Bissau são antigas e importantes desde o período colonial, quando as duas regiões eram colônias portuguesas e populações africanas foram escravizadas e enviadas para o Brasil. “Temos, portanto, fortes relações sociais e culturais com o povo guineense, reforçadas pelo atual fluxo migratório presente, inclusive, em Campinas”, comentou Eliane Jocelaine.
Na ocasião, a secretária também fez contato com outras representações diplomáticas e consulares de países africanos como Cabo Verde, Egito, Gabão, Namíbia. Também conversou com entidades culturais africanas como o Centro Cultural Africano Otunba Adekunle Aderonmu, reforçando, assim, as perspectivas de parcerias culturais entre Campinas e os países da Diáspora Africana, motivada pela escravidão.
Também participaram do evento representantes de países como México, Portugal, Suécia, dentre outros.