Campinas ganha o PodCamp – estúdio municipal para gravação de podcast
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, entregou na manhã desta segunda-feira, 17 de outubro, o primeiro espaço municipal exclusivo para a gravação de podcasts. O PodCamp, criado pela IMA – Informática de Municípios Associados, empresa de tecnologia da Prefeitura de Campinas, gravará programas e vídeos, sem edição, para serem publicados nas redes sociais.
O PodCamp conta com uma sala com proteção acústica, mesas, cadeiras, microfones, iluminação direta e indireta, mesas controladoras de imagens e um técnico especializado para operar os equipamentos.
O serviço será gratuito para a população de Campinas e para utilizá-lo é preciso agendar data e horário diretamente na página do PodCamp (https://podcamp.ima.sp.gov.br).
Participaram da inauguração, além do prefeito Dário Saadi, o presidente da IMA, Elias Tavares, as secretárias municipais Adriana Flosi, de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e Alexandra Caprioli, de Cultura e Turismo, e representando a Câmara Municipal, o vereador Luiz Carlos Rossini.
“O podcast é um formato novo que tem tido bastante divulgação e bastante adesão a esse meio de comunicação, principalmente para conteúdos mais elaborados, mais aprofundados”, comentou o prefeito no primeiro programa gravado no PodCamp.
O verador Luiz Carlos Rossini destacou a qualidade do novo produto oferecido pela IMA, que vai servir muito para a população. “A Câmara considera importante o trabalho da IMA para a cidade. Esse caminhar, no sentido de inovação, de oferecer produtos de alta tecnologia que possam ampliar a relação da comunidade com a prefeitura, são fundamentais. As redes sociais se tornaram parte cotidiana das pessoas. Acho que teremos muito a fazer com o PodCamp”.
Adriana Flosi disse que a iniciativa da IMA é extremamente relevante. “Traz a oportunidade de ter um espaço adequado para a gente fazer nosso podcast, tratando não só das questões ligadas ao desenvolvimento, mas também da ciência e tecnologia, e coloca nossa cidade mais uma vez à frente na região.”
Por sua vez, Alexandra Caprioli, lembrou que havia um desejo de ter múltiplos canais e o podcast possibilita isso. “A gente pensa nisso como uma formação, é uma oportunidade de quem busca divulgação do seu trabalho, vamos colocar o conteúdo em nichos específicos, onde há público para cada assunto específico”.
“O podcast é um formato que tem crescido em todo o mundo. A pandemia trouxe esse formato e as pessoas entenderam como uma boa forma de trocar informação. Queremos ter um espaço democrático e à disposição da nossa cidade”, finalizou o presidente da IMA, Elias Tavares.
O espaço terá cerca de 30 horários disponíveis por mês e as gravações serão realizadas nas terças e quintas-feiras, com dois horários pela manhã e dois à tarde. Os programas não podem exceder a 60 minutos de gravação e devem contar, no máximo, com quatro participantes.
O PodCamp funciona na sede da IMA, na Avenida Benedito de Campos, 853, Jardim do Trevo.