Campinas expõe para a região sistema informatizado sobre segurança
Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, dia 14, a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas (SMCASP) apresentou a plataforma Sinesp-CAD para representantes de 14 municípios da região. Participaram do encontro, realizado na sede da SMCASP, secretários, comandantes, inspetores e agentes de segurança das guardas municipais.
O Sinesp-CAD é uma plataforma do Ministério da Justiça que reúne informações sobre segurança pública. O objetivo do encontro foi mostrar as vantagens dessa tecnologia para os gestores de segurança das 14 cidades. A equipe da secretaria campineira expôs o funcionamento do sistema, que permite a integração e compartilhamento de informações e a pesquisa em bancos de dados de segurança pública.
A Guarda Municipal de Campinas utiliza a plataforma há três meses. A ferramenta, que funciona on-line, faz também gerenciamento de ocorrências. As 80 viaturas da GM contam com um tablet conectado ao sistema para o recebimento e despacho de ocorrências no dia a dia da corporação.
A ideia é que Campinas seja a multiplicadora deste sistema para os municípios da região, a fim de integrar e fortalecer as guardas municipais das cidades vizinhas e, com isso, melhorar a segurança pública”, destacou o secretário Christiano Biggi.
Campinas é a primeira cidade de grande porte do Estado de São Paulo a aderir à tecnologia, que dá acesso a informações de banco de dados, como consulta a placa de veículos e mandados de justiça em aberto. Além disso, a informatização implantada diminui o tempo de resposta para as demandas da população.
Representantes das cidades de Holambra, Jaguariúna, Nova Odessa, Monte Mór, Itatiba, Santo Antônio de Posse, Cosmópolis, Artur Nogueira, Hortolândia, Indaiatuba, Pedreira, Vinhedo, Americana e Valinhos participaram da reunião.