Campinas expõe indicadores em evento do Connected Smart Cities
O Ranking Connected Smart Cities 2022 realizou um evento do eixo tecnologia e inovação nesta terça-feira, 24 de maio, que reuniu representantes das prefeituras de Campinas (SP), Goiânia (GO), Palhoça (SC) e Rio de Janeiro (RJ). O objetivo do encontro foi discutir os indicadores de tecnologia e inovação destes quatro municípios. Os eventos temáticos do Ranking Connected Smart Cities 2022 serão realizados a cada 15 dias com transmissão ao vivo pela página da entidade no Facebook, YouTube e Twitter até o dia 2 de agosto.
Representando a Prefeitura de Campinas, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Newton Frateschi, falou sobre os atores do ecossistema de inovação e do papel da cidade como marco tecnológico internacional “O poder público vem sendo inserido no ecossistema para potencializá-lo por meio do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parcerias com entidades de governança do ecossistema. A lei de inovação de Campinas, de 2021, alinha os atores de inovação, adequando o ambiente legal municipal aos marcos legais federais e estaduais, e regulamenta o Sandbox e encomendas tecnológicas, criando ainda o Fundo Municipal de Inovação”, explicou Frateschi.
Também participaram do encontro o coordenador técnico da Prefeitura de Goiânia, Andre Tomazetti, a secretária de Administração da Prefeitura de Palhoça, Cristina Schwinden, o subsecretário de Projetos Tecnológicos e de Inovação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Araújo Matos, o responsável e-city da Enel X, Carlos Eduardo Souza, o sales district manager na divisão Building Technologies da Robert Bosch Ltda, Evandro Roveran, e o sócio de Tecnologias de Quarta Revolução Industrial da Consultoria SPIn Soluções Públicas Inteligentes, Jonny Doin.