Campinas é primeira colocada no Prêmio de Cidade Resiliente, com grau ouro
Campinas foi a primeira colocada no Prêmio Município Cidade Resiliente concedido pelo Governo do Estado de S. Paulo. A outorga da certificação, no grau Ouro, foi entregue nesta quarta-feira, dia 16 de março, em cerimônia com a presença do governador João Dória no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, representou o prefeito Dário Saadi e recebeu a honraria. Na ocasião, também foi celebrado o 46º aniversário da Defesa Civil do Estado.
A certificação foi recebida pelo desempenho de Campinas no âmbito do programa Município Resiliente. Na carta de concessão do prêmio, o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Alexandre Monclús Romanek, informou que o programa avalia a maturidade da administração municipal, na gestão do risco e do desastre. “Como resultado da avaliação dos indicadores de 2019, o município de Campinas destacou-se entre aqueles que obtiveram mais de 70 pontos, alcançando a primeira colocação”, informou.
A aferição é feita com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (ieg-m) do Programa Município Verde Azul e da Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), das Nações Unidas. Além de Campinas, o município de São José do Rio Preto também recebeu o grau ouro.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, a premiação é “mais um reconhecimento para a cidade de Campinas, fruto de um trabalho sistêmico da Prefeitura Municipal”.
O diretor destacou, ainda, que Campinas já ajudou 38 cidades paulistas a aderirem à Iniciativa MCR 2030, compartilhando conhecimentos e boas práticas para redução de desastres. O município também foi o escolhido para ser o primeiro Nó de Resiliência no Brasil, pelo Comitê de Coordenação Global da MCR2030 e Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres (UNDRR).
Além disso, Campinas criou por decreto o Centro de Resiliência a Desastres, para apoiar cidades e entidades locais que têm o compromisso político e técnico de tomar medidas para enfrentar os riscos de desastres e de eventos climáticos.