Campinas divulga 15º Alerta Arboviroses do ano com 30 bairros em alto risco
A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira, 9 de abril, o 15º Alerta Arboviroses Campinas deste ano. O documento identifica 30 bairros com alto risco de transmissão de dengue e determina a intensificação das ações de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
As áreas com alto risco de transmissão são:
– Leste: Núcleo Residencial Gênesis, Vila 31 de Março, Jardim Boa Esperança e Vila Lafayette Álvaro.
– Noroeste: Cidade Satélite Íris I e Jardim São Judas Tadeu.
– Norte: Jardim Botafogo, Jardim Eulina, Vila Teixeira, Vila Proost de Souza, Jardim do Vovô e Parque Beatriz.
– Sudoeste: Jardim Aeroporto de Viracopos, Jardim Cristina, Vila Aeroporto, Jardim Nossa Senhora Aparecida e Jardim Aeronave de Viracopos.
– Sul: Parque Oziel, Jardim Monte Cristo, Jardim do Lago e Jardim do Lago II.
– Suleste: Jardim Santa Eudóxia, Jardim Samambaia, Jardim Tamoio, Jardim São Pedro, Jardim Esmeraldina, Jardim Leonor e Vila João Jorge.
O objetivo do alerta é estimular a população a intensificar a verificação de criadouros em casa e orientar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. O documento também reforça a importância de que os moradores recebam bem os agentes que estão trabalhando nas ações. As orientações valem para toda cidade, incluindo bairros listados na semana anterior e que não aparecem nesta edição.
A Saúde considera uma série de indicadores para elaborar o material, entre eles, incidência de casos, eventual registro de nova transmissão, necessidade de reforçar trabalhos por causa de imóveis sem acesso, densidade populacional e a comunicação sobre ações dos agentes. O alerta também se aplica aos bairros menores que estão no entorno das regiões indicadas no material.
Participação da sociedade
A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa.
Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água em latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias e o pratinho deve ser retirado, ou limpo com bucha, água e sabão a cada 7 dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.
Dúvidas sobre a identidade dos agentes podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (de segunda a sexta) ou com a Defesa Civil pelo telefone 199 (fins de semana e feriados).
O que já foi feito em 2026
– controle de criadouros: 345.536 visitas a imóveis (até 26/3)
– nebulização: visitas a 28.710 imóveis (até 26/3)
– 5 mutirões
– 12.019 toneladas de descartes irregulares retirados no município (até 16/3)
– monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 181.203 (de 3/2023 a 1/2026)
– uso de armadilhas contra o Aedes em pontos estratégicos
– 137 lideranças de bairros capacitadas para o enfrentamento à dengue e outras ocorrências
– 250 servidores brigadistas
– 300 servidores capacitados
Mais informações no https://dengue.campinas.sp.gov.br