Geral

Campinas deve registrar recorde de frio no final de semana

O Departamento de Defesa Civil de Campinas divulgou os resultados parciais da Operação Estiagem 2023. A operação começou em 1º de maio e está prevista para terminar em 30 de setembro. Segundo o balanço, a previsão de temperatura mínima de 6 graus neste final de semana quebrará o recorde de 8,5º C registrado em 16 de maio. No entanto, a mínima de 2022, de 4,4º C em 20 de maio, ainda não será superada.

Durante esse período de outono e inverno, ocorre a redução da umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperatura, diminuição da vazão dos mananciais e aumento de incêndios na vegetação. A operação adota medidas preventivas para minimizar esses efeitos da estiagem, com base no acompanhamento dos índices de umidade relativa do ar, previsões meteorológicas e imagens de satélite do INPE, além de vistorias de campo.

Em relação à umidade relativa do ar, 2023 está mais chuvoso, havendo uma tendência de chuvas até mesmo em agosto, que costuma ser mais seco. Em 2022, houve 17 estados de atenção e quatro de alerta devido à baixa umidade relativa do ar em maio. Neste ano, foram registrados apenas dois estados de atenção, o que resultou em uma redução no número de incêndios, de 43 em 2022 para 28 neste ano.

Além dos resultados da Operação Estiagem, o Comitê Gestor também fez recomendações sobre a gripe aviária e a febre maculosa. Em relação à gripe aviária, o foco está na dispersão do vírus pelas aves para outros animais, enquanto no caso da febre maculosa, foram fornecidas informações sobre prevenção e cuidados com o carrapato-estrela.

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas ressaltou a importância da atuação coordenada dos órgãos públicos para enfrentar preventivamente os desafios das duas doenças. A operação foi instituída por decreto e conta com a participação de várias pastas e autarquias municipais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock