Campinas conquista cadeira em Conselho e terá papel de destaque na gestão do IBS
Campinas terá um representante no Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços), novo imposto que vai substituir o ISSQN (municipal) e o ICMS (estadual) dentro da Reforma Tributária. O secretário de Finanças, Aurílio Caiado, foi indicado, junto com outros 12 representantes de municípios associados à FNP (Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas), em assembleia extraordinária realizada nesta sexta-feira, 23 de janeiro.
“Campinas garantiu a participação no Conselho Superior, com a indicação do secretário Aurílio Caiado, que sem dúvidas é uma posição importante para o futuro da cidade”, disse o prefeito Dário Saadi.
Durante a reunião, também foram indicados os 26 suplentes que compõe a chapa dos municípios mais populosos do País. Além dos indicados pela FNP, o conselho vai contar com 14 titulares e suplentes indicados pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e outros 27 dos estados.
“O IBS será administrado pelo Conselho Superior e deve ter uma arrecadação anual de R$ 1 trilhão”, explicou o secretário. “Com a nossa participação, Campinas ganha um reconhecimento importante de todo o Brasil, porque mesmo não sendo capital, temos uma economia forte e uma significativa geração de impostos, que contribui para o PIB nacional”, comentou Caiado, que também é presidente do Fórum Nacional de Secretárias e Secretários Municipais de Fazenda e Finanças.