Campinas atinge temperatura mais alta do ano
O calor está intenso em Campinas e a Defesa Civil acabou de divulgar um alerta de temperatura elevada. Às 16h20, desta terça-feira, 18 de fevereiro, o termômetro chegou a 35,4°C. A onda de calor deve seguir até esta quarta, 19, de acordo com o governo do Estado.
Neste período, tomar bastante água é fundamental, mesmo que você não esteja com sede. É importante confirmar também que crianças e idosos estão hidratados, porque eles sentem ainda menos sede. “É fundamental evitar sair ao ar livre nos horários de maior incidência de calor e adotar medidas de prevenção”, disse o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
A Prefeitura de Campinas realiza ações articuladas para minimizar os efeitos do calor, de acordo com as orientações da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde. A Secretaria Municipal de Educação, por exemplo, recomendou que as 217 escolas, tanto de educação infantil quanto de ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA) evitem atividades físicas com os alunos, principalmente nas quadras esportivas ou locais descobertos.
Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com a Sanasa, iniciou nesta semana, a Operação Altas Temperaturas, voltada à distribuição de água para a população em situação de rua.
No Bosque dos Jequitibás, da Secretaria de Serviços Públicos, os animais selvagens estão recebendo alimentação especial. As veterinárias preparam sorvetes como picolés de frutas, como melancia com mamão, e de sangue para os carnívoros. Esse é o cardápio da jaguatirica, por exemplo.
Para o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), o foco são os animais domésticos. Cães e gatos de estimação também precisam de cuidados especiais em dias mais quentes e de baixa umidade.
Vale lembrar ainda que quem quiser se refrescar pode utilizar as piscinas públicas de Campinas. O calor aumenta a frequência nas piscinas públicas de Campinas em 30% e todo mundo pode utilizar esses espaços.
Escolas
De acordo com a Secretaria de Educação, as aulas de educação física devem ser cobertas em espaços cobertos e arejados. Podem ser aplicadas, por exemplo, atividades lúdicas em sala de aula, como xadrez, dama, entre outras.
Os estudantes não devem ficar expostos ao sol e a hidratação (beber água) deve ser realizada com frequência e solicitar que os alunos usem roupas leves. Em relação às frutas e saladas que já são parte do cardápio será reforçada.
As salas de aulas das escolas da rede municipal contam com ventiladores.
Dicas para manter a saúde em situações de calor extremo:
Tome água, mesmo que não sinta sede;
Evite exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
Umidifique o ambiente com vaporizadores, toalhas molhada e recipientes com água;
Molhe jardins;
Mantenha-se protegido do sol;
Faça refeições leves e frias mais vezes ao dia (confira as dicas da Ceasa Campinas);
Dê preferência a ambientes arejados e ventilados;
Evite aglomerações;
Tenha mais atenção com crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas e gestantes. Eles podem ficar desidratados mais rapidamente;
Evite tomar bebidas alcoólicas e muito açucaradas;
Prefira roupas leves;
Utilize protetor solar, ande pela sombra e use chapéus ou bonés.
Pancadas de chuva também preocupam
Outra preocupação da Defesa Civil de Campinas é que, além das altas temperaturas, existe a possibilidade de temporais para a região. Confira o aviso divulgado nesta quarta-feira: Campinas tem alerta de pancadas de chuva forte para a tarde desta terça-feira, 18.